CUT-PE considera demissões em Suape arbitrárias e descabidas


A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) vem a público repudiar as demissões de trabalhadores nas obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e Petroquímica Suape (PQS), iniciadas na segunda-feira (20). Sem prévia notificação, centenas de trabalhadores da obra da Refinaria Abreu e Lima foram  surpreendidos após 20 dias de greve, com a informação de que estavam demitidos por justa causa.

O primeiro consórcio a realizar demissões foi o Ipojuca Interligações, que surpreendeu seus funcionários na entrada da Rnest, segunda-feira (20), com cerca de 100 dispensas por justa causa. Terça (21), o dia foi de novos desligamentos. O Consórcio Conest informou que demitiu 22 funcionários por justa causa.

Na PQS, a assessoria de comunicação informou que também foram dispensados 22 trabalhadores por justa causa. A lista de demissões também se estende a Galvão Engenharia e Alusa.  Na Galvão, a informação é que 50 operários foram desligados. Não há um número preciso de demitidos, em função do grande número de consórcios responsáveis pela construção da Refinaria Abreu e Lima. 
Lamentável e vergonhoso.

A atitude é, sem dúvida alguma, uma retaliação das empresas contra a greve que se prolongou por mais de 20 dias nas obras da Rnest e Petroquímica Suape. Consideramos que as demissões são absurdas, descabidas e arbitrárias.

Reiteramos a necessidade de que todos os financiamentos públicos sejam acompanhados por contrapartidas sociais, garantindo empregos, salários e direitos, uma vez que parcela considerável dos empreendimentos bancados pelo BNDES,  estão marcados pelo desrespeito aos direitos mais elementares dos trabalhadores.

Somos contrários a devalorização do trabalho e do trabalhador, da precarização das condições e relações de trabalho e do desrespeito a direitos em nome da redução de custos com mão de obra e de uma suposta competitividade por parte das empresas.

O movimento sindical cutista apoia de forma irrestrita a luta dos trabalhadores de Suape, por melhores condições de trabalho, remuneração digna, respeito e valorização profissional.
Juntos somos  fortes nesta luta!

Recife, 23 de agosto de 2012
Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE)
Direção Estadual

Postar um comentário

0 Comentários