Qual é a principal diferença entre o Diesel S50 e S500?



A principal diferença é a quantidade de enxofre presente no combustível. O S50 possui 50 ppm enquanto o S500 tem 500 ppm, ou seja, 10 vezes mais enxofre. A Petrobrás informou ainda que “O Diesel S-50 tem número de cetano de 46, contra 42 do Diesel S-500/1800. O número de cetano mede a qualidade da combustão.” Não podemos esquecer que os dois são compostos com biodiesel, todo diesel vendido hoje no Brasil possui 5% de biodiesel.
Quais são as vantagens de utilizar o Diesel S50?

A primeira vantagem é para o meio ambiente pois a menor quantidade de enxofre presente no Diesel reduz drasticamente (nos motores PROCONVE P7 – a partir de 2012) a emissão do dióxido de enxofre, reduzindo assim a poluição do ar e contendo as chuvas ácidas.
Para o veículo as vantagens indicadas pelos motoristas que já estão se utilizando do S50 são:
Menor emissão de fumaça
Cheiro da fumaça menos agressivo
Melhora na retomada em velocidades entre 80 e 100km/h
Melhora no desempenho geral do veículo na estrada
A previsão é que também ocorra melhora na durabilidade das peças e filtros, mas isso ainda não pode ser comprovado pelos consumidores pelo pouco tempo de uso do produto.
Qual a relação entre o teor de enxofre do combustível e a manutenção do veículo?

O menor teor de enxofre do combustível atua diretamente na redução do desgaste de anéis e cilindros bem como na redução de depósitos nos cilindros do motor, além é claro de reduzir a emissão de dióxido de enxofre e dos particulados, diminuindo a fumaça e o cheiro resultante da queima do diesel.

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