Ação, que será realizada ao longo desta semana, tem foco em um dos procedimentos de maior demanda do instituto
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) realiza um mutirão para a realização de 100 cirurgias, que começa nesta quinta-feira (4) e termina na próxima sexta-feira (8). A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.
A ação será concentrada na colocação de prótese de quadril, um dos procedimentos de maior demanda do instituto. Segundo o chefe do Centro de Cirurgia de Quadril, o ortopedista Marco Bernardo Cury, a artrose é a principal doença que afeta o quadril e impede que o paciente mantenha sua atividade de rotina. “Essa doença é de grande incidência na população e limita a vida do paciente por causa da dor e devido à diminuição do movimento da perna e do encurtamento do membro afetado”.
O Into realiza cerca de 800 cirurgias de quadril por ano, sendo a maioria de artroplastia primária total, procedimento em que uma prótese é colocada para substituir a articulação desgastada por doenças como artrose, artrite e problemas circulatórios na cabeça do fêmur, entre outras. “É uma das cirurgias de maior sucesso na ortopedia porque melhora a dor e restaura o movimento da perna, permitindo que o paciente retorne às suas atividades diárias”, explica o médico.
Todos os pacientes passaram por preparação pré-operatória com a realização de exames laboratoriais, radiológicos e avaliação de clínico geral e anestesista, além de fisioterapeuta e assistente social. Serão cerca de 40 profissionais (entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem) trabalhando por dia diretamente nas cinco salas cirúrgicas destinadas ao mutirão, além dos profissionais que atuam nas enfermarias e CTI.
Esse é o primeiro mutirão de quadril realizado na nova sede do Into após o fim do período de adaptação das novas instalações. A previsão é que outros mutirões possam agilizar as cirurgias e reduzir a fila de espera. A equipe, que realiza este mutirão, participa ainda, anualmente, dos mutirões de ortopedia do Projeto Suporte, promovido pelo Into para atender pacientes em outros estados do País.
Atendimento à imprensa
Assessoria de Imprensa - INTO
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com