Seca: Entidades discutem, no Recife, proposta de Plano de Convivência com o Semiárido‏


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e a Arquidiocese de Olinda e Recife irão reunir, nesta quinta-feira (14), a partir das 9h, no Palácio dos Manguinhos, no Recife, diferentes entidades e movimentos da sociedade civil para discutir uma proposta de Plano Regional de Convivência com o Semiárido. O documento produzido nesse encontro será apresentado aos governos Federal e dos estados do Nordeste, no dia 20 de março, durante uma reunião prevista para acontecer na capital pernambucana.

Nesta quinta, a proposta é debater um conjunto de diretrizes, que possam subsidiar os governos, tomando por base as experiências desenvolvidas por instituições e movimentos, e que têm possibilitado uma vida mais digna para famílias agricultoras, mesmo nos períodos de estiagem. No debate, estão questões como tecnologias sociais, infraestrutura hídrica, organização da produção, soberania e segurança alimentar e nutricional e meio ambiente. 

Devem participar da reunião, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e das Federações de outros estados do Nordeste, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil Nordeste 2,  Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Central Única dos Trabalhadores (CUT/PE), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Cáritas NE2, Centro Sabiá, além do deputado estadual Manoel Santos e integrantes da Comissão SOS Seca, da Assembleia Legislativa da Paraíba. 

“Estamos realizando mobilizações desde o início do ano passado, para cobrar dos governos ações emergenciais que minimizem os efeitos da seca na vida das famílias do Sertão e Agreste, mas, agora, é a hora de pautar também algo mais estruturante. Por isso, queremos debater um Plano de Convivência com o Semiárido em nível regional, que leve em conta as experiências acumuladas pela sociedade civil”, afirma o presidente da Fetape Doriel Barros. Ele explicou, ainda, que antes de se reunir com as entidades parceiras, a Federação ouviu seus mais de 120 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Agreste e do Sertão, para que eles pudessem falar sobre como está a realidade nos municípios e também contribuir com sugestões para o documento.

Parceria – Na busca de contribuir com as famílias que estão sofrendo com os efeitos da estiagem, a Fetape e a Arquidiocese de Olinda e Recife já estão atuando em parceria desde o segundo semestre do ano passado. Em um primeiro momento, as instituições realizaram a campanha Tem Gente com Sede, recebendo doações de água mineral. A água coletada beneficiou mais de três mil famílias, de 95 comunidades, em 16 municípios do Agreste e Sertão.  

Em seguida, no mês de dezembro, foi iniciada a campanha Tem Gente com Sede de Solidariedade, que, ainda em curso, está arrecadando recursos financeiros para a construção reservatórios de água para o consumo humano e a produção. As doações estão sendo gerenciadas pela Cáritas NE2. 

SERVIÇO

Reunião no Palácio dos Manguinhos (Av. Rui Barbosa, 409 – Graças)  para elaboração de uma proposta de Plano de Convivência com o Semiárido – dia 14/02 – quinta-feira – a partir das 9h.


Sugestão de entrevistado: Doriel Barros – presidente da Fetape -  81 92261782

-- 
Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários