Aposentados e trabalhadores lutam pelo fim do Fator Previdenciário no Brasil‏


O fim do Fator Previdenciário deve voltar a ser analisado no Congresso Nacional nas próximas semanas. Hoje, quem quer se aposentar no Brasil segue uma regra que calcula o valor da aposentadoria segundo a expectativa de vida dos brasileiros. Mas essa fórmula matemática penaliza aposentados e pensionistas. Esta semana, cerca de vinte mil pessoas, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, marcharam em direção ao Congresso para pedir a extinção do Fator entre outras propostas. O presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, Varley Martins, comenta que a expectativa não é das melhores quando se trata do apoio do governo para melhorar a situação do brasileiro que se aposenta.

 “O governo tá totalmente contra: quer que continue o fator, não abre as portas pra gente negociar. Tá muito difícil esse governo, que não recebe nem a COBAP, nem as centrais pra gente dar um fim nesse fator previdenciário. Então, só com luta, só levando o povo na rua que a gente vai conseguir derrubar o fator previdenciário.”

Um dos movimentos que apoiam essa luta é a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a CTB. De acordo com o secretário Nacional de Política Sindical e Relações Institucionais da central, Joilson Cardoso, milhares de brasileiros deixaram de receber o valor real a que tinham direito, desde que o Fator Previdenciário foi implantado.
  
“O Fator Previdenciário é, na verdade, uma maldade do governo Fernando Henrique Cardoso contra os aposentados. Ao não conseguir fazer a reforma da Previdência, ele criou esse monstro, que é uma questão inédita no mundo, que é a redução dos direitos dos trabalhadores após ter concluído um contrato, que dizer, é uma quebra de contrato.”

De acordo com Joilson Cardoso, a perda, com o Fator Previdenciário, chega a ser de até quarenta por cento o valor da aposentadoria. O projeto de lei que derruba esse cálculo está pronto para voltar ao plenário da Câmara dos Deputados. O deputado federal Glauber Braga, do PSB do Rio de Janeiro, comenta que o aumento da aposentadoria é um direito dos trabalhadores que contribuíram ao longo dos anos com a Previdência Social e que o dinheiro destinado a eles volta diretamente para a economia.

“É exatamente na terceira idade que você vai precisar ter acesso a determinados medicamentos. É na terceira idade que surgem despesas que não existiam em outras fases da vida. Então a importância é que o estado brasileiro dê um pagamento digno aos aposentados do Brasil. O que a gente precisa é que tenha, sim, aposentados que tenham a possibilidade de pagar as suas contas, mas, ao mesmo tempo de, na terceira idade, usufruir de uma vida com qualidade.”

O deputado federal Glauber Braga chamou a atenção para o fato de que essa é uma luta não só dos aposentados, mas, também, dos trabalhadores que hoje estão na ativa e que futuramente vão se aposentar pela Previdência Social.

 Reportagem, Natália Borges.

Postar um comentário

0 Comentários