IMPOSTO DE RENDA: Não declarar pode pesar no bolso‏


Quem não declarou ainda o imposto de renda Pessoa Física 2013 tem até a virada desta terça-feira, às 23h59min e 59 segundos para enviara declaração. De acordo com a Receita, cerca de seis milhões de pessoas não entregaram até as 10 da manhã, desta, segunda-feira. Quem descumprir o prazo pode pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. O auditor fiscal da Receita Federal, Fabio Ivanoski, alerta sobre alguns erros comuns que levam o contribuinte a cair na malha fina.

"A omissão de rendimentos, a pessoa trabalha em dois lugares ou três e esquece de informar uma dessas fontes, ou faz um trabalho avulso e esquece de informar também. Às vezes a pessoa na pressa de fazer a declaração não verifica que o comprovante de rendimento anual é daquele ano calendário, o ano calendário tem que ser 2012 para fazer a declaração 2013."
O supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, explica sobre a importância da contribuição.

"Essa declaração ele precisa fazer pra pagar o imposto, se ele teve imposto de renda na fonte pra fazer o ajuste, ou pra ter restituição ou pagar eventual referência que não tenha pago na fonte durante o ano. E se ele não fizer  pode receber cobranças pelo fisco dos valores devidos."

Vale lembrar que a entrega é obrigatória para quem recebeu, em 2012 valores acima de 24 mil 556 reais e 65 centavos, valores isentos acima de 40 mil ou patrimônio acima de 300 mil reais. A Receita alerta ainda para não deixar a entrega da declaração para a última hora, pois o site pode congestionar devido ao grande número de acessos.

ESCUTE A MATÉRIA

Reportagem, Camila Bezerra

Postar um comentário

0 Comentários