Vacina que previne o HPV agora é lei e será aplicada nas maternidades e policlínicas municipais


Uma excelente notícia para as mulheres do Recife. Entrou em vigor a lei que obriga as maternidades e policlínicas municipais a aplicarem gratuitamente a vacina que previne o câncer de colo de útero, em mulheres a partir dos 14 anos. A lei é de autoria do vereador Rogério Lucca – PSL. No Brasil é diagnosticada uma mulher com este tipo de câncer a cada 48 minutos. Atualmente, estão contaminadas mais de 5mil 500 mulheres brasileiras, conforme dados da Organização Mundial de Saúde.

O vereador, que também é médico, explica que o “câncer pode ocorrer décadas após a infecção do HPV e a vacina quadrivalente minimiza a ação viral e dará melhor condição de saúde física e psíquica para a mulher”.

De acordo com a lei, a Secretaria Municipal de Saúde programará e promoverá campanhas de esclarecimento à população sobre o HPV, suas formas de transmissão e prevenção, divulgando-as de forma ampla através dos diversos veículos de mídias em operação no município, tanto na área pública como na área privada. A Secretaria também realizará campanhas anuais de vacinação da população feminina contra o HPV, com ampla divulgação pelos meios de comunicação públicos e privados.
 
Assessoria de Imprensa – Jornalista Criz Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários