Com a promessa cumprida de abrir três hospitais na Região Metropolitana, temática que moveu a sua campanha em 2006 e que facilitou sua reeleição em 2010, o governador Eduardo Campos (PSB) passou a liderar o ranking nacional, sendo o mais popular entre os oito gestores de Estados mais importantes do País.
Poucos acreditaram nas suas palavras em palanque. Se os hospitais estão funcionando dentro do padrão exigido pela população, especialmente dos mais pobres, dependentes do SUS, isso é outro problema.
De olho no Palácio do Planalto, Eduardo contratou 350 novos médicos aprovados em recente concurso. O número é suficiente para atender a grande demanda e resolver os gargalos do SUS no Estado? Evidentemente que não.
Talvez nem duplicando, porque a deficiência de médicos é estrutural e tem um componente cultural: poucos profissionais se dispõem a fixar residência no Interior, alguns simplesmente por comodismo, outros até por preconceito ou temendo correr riscos por falta de aparelhagem e de estrutura.
O grande problema nos hospitais públicos reside na falta de médicos. Quem mora no Interior, principalmente, sente essa deficiência e teme recorrer a uma emergência a qualquer hora do dia, porque a possibilidade de não encontrar um médico de plantão é altíssima, seja nos hospitais municipais ou nos maiores, os chamados hospitais regionais.
O Governo anunciou, recentemente, também, que os serviços do SAMU chegariam aos 186 municípios do Estado, mas de nada adianta se não houver médicos que se dispunham a fazer um trabalho sacerdotal pelo Interior, longe de práticas mercenárias.
Do jornalista Magno Martins
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com