EDITAL LIBERADO CsF: Saiba quais os procedimentos para se inscrever e estudar de graça em universidades australianas‏

A Australian Centre, empresa representante no Brasil do grupo Australian Technology Network of Universities (ATN) de universidades australianas conveniadas ao programa Ciência Sem Fronteiras, explica como os estudantes brasileiros devem proceder para concorrer às milhares de bolsas para graduação sanduíche que estão sendo concedidas pelo Governo Federal

O Governo Federal, através do programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas de estudos, divulgou ontem (04/06) o edital para estudantes que queiram realizar um ano de sua graduação em universidades australianas, a chamada Graduação Sanduíche. O programa é voltado para estudantes de áreas como Engenharia, Tecnologia e Ciências e irá cobrir gastos como moradia, passagens, material didático, seguro saúde, curso de inglês quando necessário e um ano de graduação.

A partir do programa, os estudantes brasileiros terão a oportunidade de estudarem em algumas das mais conceituadas universidades australianas, todas elas membros do ATN e reconhecidas pela atuação inovadora e por manterem conexão direta com o mercado de trabalho. “Os estudantes brasileiros foram brindados com a entrada do grupo ATN no programa Ciência sem Fronteiras, pois terão a oportunidade de estudar em algumas das universidades mais inovadoras no mundo e todas elas com estreita relação entre educação e mercado de trabalho”, afirma Vinícius Barreto, diretor da Australian Centre. “Quando retornarem ao Brasil, estes estudantes serão profissionais com uma excelente experiência internacional e poderão aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no exterior”.

Pré-requisitos para inscrição:
·         Ser brasileiro ou naturalizado;
·         Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras;
·         Ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos em exames realizados a partir de 2009;
·         Possuir bom desempenho acadêmico;
·         Ter concluído 20% do ou, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;
·         Proficiência em inglês TOEFL IBT ou IELTS. Caso o estudante não tenha estas certificações, ele poderá solicitar também uma bolsa para realizar até 25 semanas de curso de inglês e, em seguida, começar a sua Graduação Sanduíche.
·         Proficiência de inglês conforme tabelas abaixo:
Para Cursos de Inglês (até 25 semanas, e em seguida, Graduação Sanduíche)*: 
Modalidade
Overall-pontuação mínima
TOEFL IBT
35
TOEFL PB
500
IELTS
5.0
Para graduação sanduíche*:
Modalidade
Overall-pontuação mínima
TOEFL IBT
79
TOEFL PB
550
IELTS
6.0

*As exigências de inglês podem ser alteradas sem aviso prévio por exigência das universidades ou do governo brasileiro.


Sobre a inscrição
Atendendo aos pré-requisitos e com os resultados dos testes de proficiência em inglês em mãos, o estudante deverá se inscrever no site do Ciência sem Fronteiras possuindo em mãos:
·         Histórico Escolar de Graduação traduzido;
·         Comprovante do teste de proficiência;
·        Caso haja algum, incluir comprovantes de premiações de méritos acadêmicos como Prêmio Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, por exemplo. Além desses, também são válidos comprovantes de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver.
Uma vez aprovada a inscrição, a Australian Centre entrará em contato com o estudante para orientar a respeito do processo de matrícula nas universidades do grupo ATN. Nesta etapa o estudante escolherá as matérias que irá cursar e providenciará documentação para a matrícula em uma das universidades.
Após essa etapa, o candidato receberá a carta de oferta da universidade para a qual foi direcionado. Com a carta de oferta assinada, o estudante receberá a confirmação de sua matrícula na universidade. Ele utilizará este documento para solicitar seu visto e finalizar seu processo. A Australian Centre fará a orientação em todas as etapas.


Sobre o Grupo ATN

Cinco universidades australianas compõem o Australian Technology Network of Universities (ATN), todas elas consideradas as mais inovadoras e modernas do país, reconhecidas por estarem entre as melhores do mundo nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Sustentabilidade, Design, Arquitetura e Ciências. Além da qualidade de ensino, essas universidades se destacam por suas fortes parcerias com a indústria e governo. Com uma metodologia de ensino prática e contemporânea, seus estudantes são aceitos rapidamente pelo mercado de trabalho.
As universidades do ATN oferecem programas para mais de 180.000 alunos. Devido a qualidade, credibilidade e ótima localização, um em cada quatro estudantes internacionais na Austrália opta por estudar em uma das universidades do ATN. Sendo, assim, considerado o maior provedor de educação para os alunos estrangeiros no país.
Conheça um pouco de cada uma das universidades do grupo:

Curtin University
• A Curtin está entre as 500 melhores universidades do mundo segundo o Shanghai Jiao Tong Annual Ranking of World Universities (2011).
• Foi classificada como a 24ª melhor universidade do mundo entre as instituições com menos de 50 anos (QS Global Index of Younger Universities 2012).
• Ganhou 04 prêmios de ensino no Australian Awards for University Teaching 2010.

• Está entre as 100 melhores universidade do mundo nas áreas de Engenharia Química, Ciências Marinhas e da Terra, Pesquisas Estatísticas e Operacionais, Educação, Contabilidade e Finanças (QS World Universities Ranking 2011).
• Está entre as 150 melhores universidades do mundo nas áreas de Engenahria Civil e entre as 200 melhores em Ciências da Computação, Farmácia e Farmacologia, Comunicação e Mídia (QS World Universities Ranking 2011).
• Seu departamento de Geologia e Ciências da Terra é considerado o melhor da Austrália em pesquisas na área de Geociências (Excellence in Research for Australia National Report 2010). 
• Parceria com grandes empresas do setor de energia incluindo Shell, Chevron e Petrobras.
• Seu MBA está entre os 100 melhores do mundo segundo the Economist Intelligence Unit top 100 ranking (2011) e foi avaliado com 5 estrelas noGood Universities Guide 2012
• Considerada a melhor escola de negócios da Austrália em qualidade e diversidade dos alunos, desenvolvimento pessoal e experiência educacional.


Queensland University of Technology (QUT)
• A QUT foi classificada com 5 estrelas no QS Star Rating. 
• Classificada entre as 100 melhores universidades do mundo na categoria reputação entre empregadores (QS World Universities 2011).
• Recebeu 5 estrelas no quisito empregabilidade dos estudantes (The Good University Guide 2012).

• Suas faculdades de Sistema de Informação e Química estão entre as 5 melhores da Austrália (Excellence in Research for Australia Assessment 2010).
• Suas faculdades de Comunicação e Mídia, Química, Enfermagem, Sistemas de Informação, Educação, Matemática, Saúde Púlica e Economia Aplicada receberam excelente avaliação em padrões internacionais de ensino.
• Seu centro de pesquisa é o que mais cresce na Austrália, com altos investimentos em novos centros de Ciências e Engenharia. 

• Possui centro de línguas que auxilia os estudantes internacionais no desenvolvimento de inglês acadêmico. 

University of South Australia (UniSA)
• Na classificação QS World University Rankings de 2011/2012, a UniSA ficou em 11° lugar na Austrália e entre as 300 melhores do mundo.
• Recebemos cinco estrelas QS por excelência no QS World University Rankings de 2012.
• No ranking da The Times Higher Education, está em 23º lugar mundialmente e em 3º na Austrália das 50 melhores universidades com menos de 50 anos (QS Global Index of Younger Universities 2012).
• Classificada entre as 200 melhores universidades do mundo na categoria reputação entre empregadores (QS World Universities Ranking 2012).
• Cerca de 70% de seus docentes possuem doutorado, ficando entre as 10 melhores universidades da Austrália nesse quesito.
• Sua faculdade de Administração de Empresas está entre as únicas oito da Austrália – e entre as somente 120 no mundo – com certificação pelo prestigioso Sistema Europeu de Aperfeiçoamento de Qualidade (EQUIS - European Quality Improvement System.)
• Seu programa de MBA recebeu cinco estrelas da Graduate Management Association of Australia e está entre os três únicos MBAs a receber cinco estrelas por quatro anos consecutivos.
• Possuem mais de 500 parcerias internacionais de pesquisa em 45 países.
• Em seus 6 campi, a UniSA oferece mais de 300 cursos em diversas áreas de conhecimento e atuação, recebendo mais de 36.000 estudantes.

University of Technology Sydney (UTS)
• A UTS está entre as 50 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos (QS Global Index of Younger Universities 2012).
• Está entre as 500 melhores universidades do mundo segundo o Academic Ranking of World Universities 2012 (SJTU). 
• Está entre as 100 melhores universidades do mundo nas áreas de Economia, Contabilidade e Finanças (QS World University Ranking 2012).
• Teve suas áreas de pesquisa, empregabilidade, ensino e infraestrutura classificada com 5 estrelas no QS Star Rating.
• Nas áreas de Enfermagem e Saúde foi a primeira do estado tendo suas pesquisas classificadas também acima da média mundial.

• Está entre as 150 melhores universidades do mundo na área de Engenharia Civil e Estrutural; e entre as 200 melhores em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Produção (QS World University Subject Rankings 2012).

RMIT University
• É uma universidade global, com grande destaque nas áreas de Tecnologia e Design, sendo uma das maiores do país com cerca de 74.000 estudantes.
• Está entre as 10 melhores universidades da Austrália desde 2004 (QS World University Ranking).
• Desde 2010, ela na lista das 100 melhores universidades do mundo nas áreas de Contabilidade e Finanças, Comunicação e Estudo de Mídia, Engenharia Civil e Estrutural, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Farmácia e Farmacologia (QS World University Ranking).
• Foi classificada como 5 estrelas por excelência em ensino superior (QS Star Rating 2011).

• Recebeu 5 estrelas nos quisitos empregabilidade, ensino, infraestrutura, internacionalização, engenharia e tecnologia (QS Star Rating 2011).
• É a 6ª universidade do mundo pelo perfil internacional de seus estudantes e 21ª pelo perfil internacional de seus professores e funcionários (QS World Ranking 2011).
• Está entre as 60 melhores universidades em empregabilidade de seus graduados, segundo a Avaliação Mundial de Universidades de 2011.
Da Australian Centre

Postar um comentário

0 Comentários