Sociedade civil e poder público de 20 municípios dos Sertões do Pajeú e Moxotó debateram no dia de ontem (18) temas relacionados à agricultura familiar e ao desenvolvimento territorial durante a 2ª conferência territorial de desenvolvimento sustentável e solidário do Sertão do Pajeú. O encontro aconteceu no Clube Campestre, em Afogados da Ingazeira.
O tema do encontro foi “por um Brasil rural com gente, do jeito que a gente quer”. A promoção foi do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio de sua delegacia regional. Estiveram presentes, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, ONGs, grupos organizados de mulheres, quilombolas, além de representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Projeto Dom Hélder, SERTA, IPA e FETAPE. Os municípios participantes foram: Brejinho, Afogados da Ingazeira, Itapetim, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Mirandiba, Quixaba, Sta Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, S.J. do Belmonte, Serra Talhada, S.J. do Egito, Sertânia, Solidão, Triunfo, Tabira, Tuparetama e Custódia. Faltaram Calumbi e Betânia.
A abertura foi realizada pelo Delegado Regional do MDA, Demétrius Fiorante. “O Pajeú é a terra das letras e da fala. Falar na abertura de um encontro nessa terra é um grande desafio,” iniciou Demétrius, fazendo referência ao início do Projeto Arca das Letras, lançado nacionalmente no Pajeú, pelo então Ministro Gilberto Gil, na comunidade do Leitão, em Afogados. “São dez anos de importantes políticas públicas no meio rural, contando com a participação efetiva da sociedade,” concluiu Demétrius.
Único Prefeito presente ao encontro, José Patriota, de Afogados da Ingazeira, fez questão de destacar que os gestores públicos não devem ter medo da organização da sociedade. Tem, segundo ele, a obrigação de dar às mãos na busca do bem comum. “Querer mais é um direito da população. A nossa tarefa é trabalhar para que esse ‘querer’ se materialize em ações concretas,” afirmou Patriota. Ele informou a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Afogados. “Serão, só esse ano, um milhão e seiscentos mil Reais para a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar, numa parceria com o Governo Federal. Alimentos de qualidade para a nossa merenda escolar e a nossa rede de assistência social,” destacou o Prefeito José Patriota.
Além de debater temas para construção do Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, os 140 participantes puderam votar e escolher os 16 representantes da região para participarem das etapas estadual e nacional da conferência, que ocorrerão nos próximos meses.
Núcleo de Comunicação Social
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com