Morte da Barragem de Brotas é vista do alto


Um vídeo publicado no Facebook confirma o Colapso total da Barragem de Brotas, que fica em Afogados da Ingazeira, no Sertão. Apesar de algumas medidas direcionadas para amenizar os problemas causados pela estiagem, partes antes submersas aparecem agora completamente secas, como mostra o vídeo.

De acordo com a Compesa, a barragem, construída há cerca de 40 anos, tem capacidade para acumular 19 milhões de metros cúbicos de água. O ponto em que atinge maior profundidade mede 14 metros.

Mas, no momento, a Barragem de Brotas só tem menos de 10% do que pode realmente armazenar. Uma das providências tomadas foi à retirada de baronesas nas margens da barragem. Em um determinado ponto foi colocado uma estrutura flutuante para melhorar a captação da água.

Cerca de 60 mil moradores, dos municípios de Afogados da Ingazeira e Tabira, dependem do abastecimento feito a partir de brotas. Assim como Tabira, Afogados da Ingazeira já está em regime de racionamento – numa média de 2 dias com água, para 8 sem abastecimento.

Se não chover,  não há como impedir que a situação se agrave. Mas, alguns esforços estão sendo direcionados para amenizar o problema. E a população espera que o planejado vire realidade.

Alguns moradores se mobilizaram pedindo soluções e foram às ruas. Além de mais poços, a esperança é pela aceleração da segunda etapa das obras da Adutora do Pajeú, que vai levar água do Rio São Francisco para a região. Segundo o prefeito de Afogados, José Patriota, a prefeitura vai perfurar poços nas periferias da cidade, nos bairros e no centro, e instalar chafarizes.

Por Júnior Campos (Florespe.net)

Postar um comentário

0 Comentários