Durante uma palestra para cerca de 200 pessoas, hoje à tarde, em Surubim, a deputada Raquel Lyra (PSB) destacou a necessidade de lutar para que os jovens sejam reconhecidos como atores fundamentais no cenário do desenvolvimento do País. A parlamentar participou do painel de abertura do II Seminário Perspectivas para a Juventude, que marcou a posse do Conselho Municipal da Juventude de Surubim.
Ao lado do prefeito Túlio Vieira, do vice-prefeito Fábio Barbosa e da secretária municipal de Juventude, Fátima Souza – entre outros convidados – Raquel falou sobre o tema “Políticas públicas para a juventude”, e fez um balanço das ações que realizou durante o período em que esteve à frente da Secretaria Estadual da Infância e Juventude – de janeiro de 2010 a dezembro de 2012. Ela citou a criação de programas como o de atenção integral materno-infantil, a implantação de 91 casas de atendimento à juventude, o Minha Certidão – que interligou maternidades e cartórios de registro civil em todo o Estado via internet – o apoio à criação de creches e o combate ao trabalho infantil.
“Até a metade do século passado, as crianças eram consideradas apenas como simples objetos. Isso gerou uma cultura que até hoje dificulta o cuidado e a atenção básica”, disse Raquel Lyra, lembrando, porém, que a situação começou a mudar a partir da elaboração do Estatuto da Criança, pela ONU, em 1959. E no Brasil, ganhou o reforço da Constituição Federal de 1988, e pela recente promulgação do Estatuto da Juventude.
Por último, a parlamentar ressaltou a importância das parcerias entre governo, prefeituras e entidades da sociedade civil na discussão e elaboração de propostas e ações para a juventude. Ela lembrou que, atualmente, os jovens com até 29 anos de idade representam 53% dos 8,76 milhões de habitantes de Pernambuco, o que demanda um reforço nas políticas públicas especificas.
Segundo Raquel Lyra, houve uma ampliação dos programas a partir do governo Lula, em 2003, e em Pernambuco, o reforço veio com a iniciativa do governo Eduardo Campos (PSB) de criar a Secretaria Estadual da Infância e Juventude. “Mas é preciso dar um passo à frente, criando mais fóruns e órgãos especializados, como os conselhos municipais de juventude. E Surubim deu esse passo”, concluiu.
Foto: Roberto Pereira
Ricardo B. Almoêdo
Jornalista - DRT/PE 4378
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com