MAIS MÉDICOS: 1.618 profissionais confirmam participação no programa‏

A primeira fase do Programa Mais Médicos acabou nesta terça-feira. Durante esse período, 1.618 profissionais inscritos confirmaram a participação. 

Os médicos vão trabalhar em 579 municípios e 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Com isso, cerca de seis milhões e meio de usuários do Sistema Único de Saúde serão beneficiados. 

A maioria das regiões contempladas está em áreas de extrema pobreza e distritos de saúde indígena. Os médicos devem chegar aos municípios a partir do dia primeiro de outubro. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acredita que o programa vai conseguir levar médicos para as regiões mais carentes desses profissionais.

"Eu queria chamar a atenção para uma certa interiorização nesse resultado final da lista combinando com os médicos brasileiros e os profissionais com o registro profissional fora do Brasil. Nós ampliamos o atendimento de municípios, mais municípios foram atendidos com a entrada dos médicos formados fora do Brasil tanto brasileiros ou estrangeiros e, sobretudo, um deslocamento maior daquilo que era uma concentração só no litoral para o que a gente chama de uma faixa oeste do Brasil, sobretudo a região de fronteira."

Os médicos do programa vão receber bolsa federal de 10 mil reais, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, além de fazer especialização em Atenção Básica. 

Na próxima segunda-feira, o Ministério da Saúde reabre inscrições para a segunda seleção mensal de médicos brasileiros e estrangeiros e também de novos municípios. 

Para mais informações,  acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Hortência Guedes



Postar um comentário

0 Comentários