Mediação Comunitária de Conflitos é exemplo para o governo de Alagoas

Depois de apresentada aos governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e dos Estados Unidos, o trabalho agora vai para Alagoas
Representantes do Governo de Alagoas vieram conhecer o trabalho de Mediação Comunitária de Conflitos, desenvolvido pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco-SEJUDH, através da Gerência de Prevenção e Mediação- GPMC. A visita contou com a presença do  Superintendente de Promoção da Cultura de Paz Adalberon Sá Junior.  
Os gestores alagoanos se reuniram com a GPMC, e em seguida visitaram um dos 15 Núcleos de Mediação, que fica localizado no Ibura de Cima. Lá os representantes conversaram com os mediadores sobre o trabalho que realizam, junto aos moradores, na resolução de pequenas desavenças de família, pensão alimentícia, briga de vizinhos. Os mediadores são pessoas da própria comunidade, capacitados pela secretaria para atuarem como facilitadores do diálogo.

O objetivo da visita do Governo de Alagoas foi, a partir da experiência de Pernambuco, construir sua própria ação na consolidação de  Núcleos de Mediação no estado.

Mediação de Conflitos - O trabalho de mediação nas comunidades é acompanhado por técnicas da Gerência de Prevenção e Mediação Comunitária/GPMC da  SEJUDH. A ação também está inserida no programa Governo Presente, com a promoção de curso junto a Polícia Militar, Programa Atitude e realiza parcerias com prefeituras para interiorização da mediação de conflitos. Atualmente São 11 núcleos na RMR e 04 no interior: Petrolina, Caruaru, Goiana e Garanhuns.

Para o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, a mediação é um espaço aberto à comunidade na prevenção à violência. E acrescenta que a experiência tem sido extremamente importante, sendo levada também a outros estados como, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em dezembro/2012, para intercâmbio internacional com os norte-americanos, a convite do governo dos EUA. A experiência foi apresentada nas cidades de Minneapolis, no Estado de Minnesota; Reno, em Nevada e Little Rock, Arkansas.

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários