MOMENTO LEGISLATIVO:Trabalhador rural vai ganhar mais prazo para quitar dívida junto ao Banco Rural‏

Os trabalhadores rurais de assentamentos da reforma agrária vão poder pagar dívidas com o Banco Rural em até 35 anos. A determinação está prevista em projeto de lei aprovado no plenário do Senado que aumenta em 15 anos, o prazo de financiamentos do Fundo da Terra, destinado aos agricultores participantes dos programas de reforma Agrária.  

Até então, o limite máximo para os produtores rurais quitarem os empréstimos era de 20 anos. Além disso, a proposta muda as regras para herdeiros de produtores inscritos no programa Nacional de Crédito Fundiário. 

Os herdeiros vão poder ter acesso a financiamentos junto ao Banco Rural para comprar terras, como explica o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul.

"Com a alteração, os herdeiros que atendam às regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário passam a ter acesso aos recursos do Fundo de Terras para financiar a aquisição da fração ideal de outros herdeiros, no intuito de manter o imóvel na condição de unidade rural de produção familiar."


O projeto de lei que aumenta o prazo de financiamentos para os trabalhadores rurais de assentamentos da reforma agrária segue para análise na Câmara dos Deputados, antes de ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.

Com informações das rádios Câmara e Senado, Ivana Sant'Anna e Cristiano Carlos

Postar um comentário

0 Comentários