INVESTIMENTO: Governo e Senado discutem possibilidades de financiamento para saúde

Para discutir formas de aumentar investimentos na Saúde do País, representantes do governo federal e de conselhos de saúde  participaram, nesta  quinta-feira, de uma sessão temática no Senado Federal. 

Na ocasião, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou que o governo tem aumentado a quantidade de recursos ao longo dos anos, passando de 67 bilhões e 300 milhões de reais em 2010 para 92 bilhões e 400 milhões em 2013, por exemplo. Segundo Miriam Belchior, ainda é necessário que se continue o diálogo para encontrar soluções possíveis.

"Essa atividade aqui no Senado foi mais um passo nessa disucssão. Ainda estamos detalhando qual é a melhor maneira de construir uma proposta factível para garantir mais recursos para a saúde."

A ministra também considera fora de cogitação utilizar recursos da multa do FGTS para investir no setor de saúde, porque isso prejudicaria programas habitacionais do governo, como o Minha Casa, Minha Vida.

"Além do que, prejudicaria a produção habitacional para a população de baixa renda no nosso país, que é fundamental e inclusive garante melhores condições de saúde para a população, especialmente aquela que hoje vive em áreas de risco."

Entre as medidas para aumentar a quantidade de dinheiro utilizada na Saúde, Miriam Belchior sugeriu recursos dos royalties do petróleo e a destinação de 50% das emendas parlamentares do orçamento impositivo.

Reportagem, Raíssa Gomes

Postar um comentário

0 Comentários