MAIS MÉDICOS: Mais de mil médicos formados no Brasil começam a se apresentar‏

Mais de mil médicos formados no Brasil começaram a se apresentar nesta segunda-feira nas unidades básicas de saúde de 454 municípios e 16 distritos de saúde indígena. 

Para receber a bolsa mensal de 10 mil reais, paga pelo Ministério da Saúde, os gestores locais devem confirmar o início do trabalho desses profissionais até o dia 12 de setembro. 

Quem não estiver trabalhando até a data, vai ser excluído do programa. Para confirmar o início do trabalho, os médicos devem apresentar documentos pessoais, além do diploma, registro profissional e termo de adesão assinado. 

Os médicos que não se apresentaram nesta segunda-feira devem enviar justificativa ao gestor e negociar com eles a compensação dos dias não trabalhados. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conta que os profissionais vão trabalhar nas regiões mais pobres do Brasil, onde a população sofre com a falta de médicos.

"Ficou claro para todos nós que tem uma demanda crescente de falta de médico nos municípios mais carentes. Não tem médico nas periferias das grandes cidades, não tem médico na região metropolitana, atende um volume grande de pessoas, então, estamos muito felizes com isso, queremos agradecer e são muito bem vindos e vão ocupar vagas e locais onde não tinham médicos."

Os profissionais inscritos no Mais Médicos vão atuar por três anos, nas unidades básicas de saúde, em cidades do interior e nas periferias de grandes cidades. É responsabilidade do município custear moradia e alimentação dos médicos. 

O Ministério da Saúde tem orientado aos gestores locais e governos estaduais a ofertarem transporte do aeroporto até o município onde o profissional vai trabalhar. 

Mais informações no site: www.saude.gov.br


Reportagem, Hortência Guedes

Postar um comentário

0 Comentários