Melancia forrageira uma nova opção para alimentação animal‏

Técnicos da Gerência Regional do IPA, em Surubim, implantaram no município uma Unidade Demonstrativa (UD), de melancia forrageira, na Fazenda Santa Luzia. O objetivo da ação é difundir mais uma opção de oferta de alimentos para consumo animal, por se tratar de um produto com cerca de 90% de água, 10% de matéria seca, 7% a 10% de proteína e muito rico em sais minerais. O plantio, iniciado em abril desse ano, contou com a assistência técnica dosextensionistas Anselmo Vaz, Elias Moura e Simone Bernardo.
De acordo com gerente Regional de Surubim, Francisco Lopes, após 90 dias a produtividade média foi de 180 t/ha. “Com a colheita, serão selecionadas as sementes, que irão ser utilizadas em plantios futuros”, explicou.
No período de estiagem prolongada a melancia serve como alternativa para alimentação de bovinos de corte e de leite, além de demandar menos água para consumo. Se um animal comer 30 kg de melancia, estará absorvendo 27 litros de água. Naturalmente o fruto maduro conservado, em local seco e arejado, preserva suas qualidades nutricionais por mais de um ano, em forma de farelo pode chegar até a quatro anos.
 
Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA
Núcleo de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários