Fiscais da ADAGRO interditam local onde são fornecidos alimentos para merenda escolar em Serra Talhada, cães e moscas varejeiras tem contato direto com alimentos




Nosso blog recebeu do fiscal da Adagro em Serra Talhada, o senhor Adauto Mourato,  um relatório da inspeção sanitária dos alimentos fornecidos nas escolas de Serra Talhada da rede estadual Irmã Elizabeth e Adauto Carvalho, na rede municipal Cônego Torres e Tabelião Antonio Alves de Souza, além do Centro de Distribuição de alimentos do PAA do município, no local de beneficiamento do filé de Tilápia, e câmara fria do DNOCS (local de armazenamento dos derivados do peixe e de caprinos)  avaliando as condições que são armazenados os alimentos fornecidos para os alunos.


A inspeção ocorreu entre os dias 25 e 26 de julho de 2013 e as condições da Escola Irmã Elizabeth os produtos foram encontrados armazenados no chão, na área da cozinha foram identificados manipuladores sem EPIS, no CEPAC (Escola Adauto Carvalho) a cozinha estava sem funcionar aguardando a licitação dos alimentos, visitando o Cônego Torres a cozinha se encontra desativada , está sendo usada a da Faculdade de Formação de Professores, foram encontrados produtos derivados de carne bovina sem registro e na cozinha da faculdade, manipuladores sem EPIS.





O pior de tudo é que durante a inspeção no local de beneficiamento de filé de tilápia, as condições não são das melhores, cerca de oito pessoas manuseavam os derivados de peixe, fugindo de todas as normas de higiene sanitária, como por exemplo, a presença de cães e muitas moscas varejeiras, não havendo preocupação com cabelos, mãos e nem mesmo com as moscas que estavam o tempo inteiro em contato direto com o alimento que é fornecido para os alunos, nenhuma preocupação com a qualidade da água e nem mesmo a higiene, os fiscais da ADAGRO tiveram que interditar o ambiente.


Essa denúncia é parte das diversas outras que foram notícia no período eleitoral,  na época muitas atribuíram à questão política, e agora ?


Adauto Mourato disse “É importante observar que esse filé de tilapia que mostramos na inspeção é o mesmo que vem sendo fornecido para a merenda escolar há mais de três anos. Ganharam até prêmios, fornecendo tilápia  desse tipo, carne de bode com abate clandestino, iogurte sem registro e o pior, usando os nomes dos produtores sem o conhecimento dos mesmos. É muita coragem!”


Confira as  fotos  enviadas com exclusividade para O Secretário do POVO,  por Adauto  Mourato,  e também o documento que comprova o resultado da inspeção.



Segundo os fiscais, a alimentação contaminada pelas moscas varejeiras pode ocasionar doenças e parasitas intestinais, além da Poliomielite.

Postar um comentário

0 Comentários