Serra Talhada aparece na lista do CREMEPE, o município está entre as cidades com altos índices de coliformes na água


O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) recebeu hoje o resultado da análise físico-química e bacteriológica da água colhida nas cidades de Arcoverde, Caetés, Ibimirim, Sertânia, Betânia, Serra Talhada, João Alfredo, São Bento do Una e Bom Conselho durante a recente Caravana da Seca. Em todos os municípios foram identificados índices de coliformes muito acentuados e análise físico-química sem potabilidade conforme a portaria MS 2914/11. 



Os resultados serão encaminhados ao governo de Pernambuco, Ministério Público do Estado (MPPE), Controladoria da república em Pernambuco, Ministério da Saúde e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O Conselho e o Sindicato consideram extremamente grave que a água nesses municípios seja contaminada, elevando em muito o risco de doenças infectocontagiosas na população pela qualidade da água.



Saiba mais...

Coliformes fecais

Coliformes fecais, atualmente chamado de coliformes termotolerantes, são bactérias que estão presentes em grandes quantidades no intestino dos animais de sangue quente.
Os coliformes fecais (termotolerantes) podem contaminar a água através das fezes de animais que chegam até a água por meio de despejo do esgoto que não foi adequadamente tratado.

As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente à temperatura de 44,5 °C, temperatura suficiente que lhes permite também fermentar o açúcar e a lactose, com produção de ácidos e gases.

São muitas vezes usadas como indicadores da qualidade sanitária da água, e não representam por si só um perigo para a saúde, servindo antes como indicadores da presença de outros organismos causadores de problemas para a saúde.

Os coliformes fecais (termotolerantes) inclui três gêneros, Escherichia, Enterobacter e Klebsiella, sendo a cepas de Enterobacter e Klebsiella de origem não fecal. A E. coli tem seu habitat no trato gastrintestinal sendo indicadora de contaminação fecal. 

Pode desintegrar com um tipo de formol. Pode desaparecer com ranger, sua principal função é fazer com que as pessoas fiquem com o intestino regularizado. Seu nome científico é coliformus restartuais pignomentrais sódium.

Informações do Wikipedia

Postar um comentário

0 Comentários