A Caravana Cremepe-Simepe começou ontem, Os primeiros municípios por onde a equipe passou nesta terça-feira foram Nazaré da Mata e Tracunhaém.
Em Tracunhaém, durante fiscalização à Unidade Mista Maria Gercina da Silva, a equipe do Cremepe constatou que o "médico", que estava de plantão no turno da tarde, não tinha número de registro no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Dezenas de pacientes ainda estavam na fila da Unidade quando Rodrigo Silva, nome utilizado pelo falso médico, fugiu do local assim que percebeu a chegada dos fiscais do Conselho.
Dois moradores do município, que não quiseram se identificar por medo de represália política, informaram que o falso médico vinha, há vários meses, prescrevendo remédios errados para pacientes com diversas doenças, entre elas como hipertensão e diabetes.
A denúncia de exercício ilegal da medicina será encaminhada à Secretaria de Defesa Social, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. A mesma denúncia já foi comunicada por telefone ao presidente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito, e ao secretário da coordenação geral da Secretaria Estadual de Saúde, Frederico Amâncio, que se comprometeram em tomar as providências cabíveis.
Já a secretária de Saúde de Tracunhaém, Edileuza Maria Silva de Farias, responderá inquérito administrativo no Cremepe, por ter admitido um profissional na Unidade de Saúde sem registro de médico.
O presidente do Cremepe, André Longo, destaca que a situação é da maior gravidade.
"Além do flagrante de exercício ilegal da profissão, temos a irresponsabilidade sanitária e possível favorecimento de crime por parte dos gestores municipais. Cabe às autoridades a tomada de providências urgentes para resguardar os direitos da população de Tracunhaém a ter uma saúde digna e de qualidade".
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com