E o sertão vai virar mar

O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão. Ainda não é agora, mas a profecia parece estar se concretizando. No segundo semestre de 2011, os sertanejos deverão estar mais próximos dos segredos do oceano com a instalação de um museu interativo de oceanografia em Serra Talhada, sertão pernambucano.

O projeto de construção foi aprovado por um edital, na sexta-feira passada, do Cnpq, MCT e Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. E tem como principal diferencial o apelo a interatividade.

A meta é unir a ciência oceanográfica, a tecnologia computacional e a magia da comunicação visual para difundir conhecimento e fomentar pesquisas na região. Será uma iniciativa pioneira, no Brasil e no mundo, no que diz respeito à geração de conteúdos interativos voltados para museus oceanográficos.

“É uma nova versão de museu, em que o visitante vai estar o tempo inteiro interagindo com os jogos, experimentos e recursos audiovisuais. A intenção é de que, mesmo a 470 quilômetros de distância do mar, esses sujeitos possam se sentir completamente imersos no ambiente marinho”, afirma a pesquisadora e professora Jaqueline Santos Silva Cavalcanti, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE).

É uma pena ter que esperar até lá, não é?

Fonte:Diario de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários