MIL E UMA UTILIDADES//Matéria do Diário de Pernambuco mostra o perfil do mototaxista de Afogados da Ingazeira

Maria Helenice de Lima, de 40 anos, é recepcionista em uma pousada. Trabalha oito horas por dia e muitas vezes mal tem tempo de ir a um banco pagar contas ou mesmo de passar em um supermercado. Se não fosse pela moto, ela não sabe o que seria dos seus afazeres particulares.

Fotos: Blenda Souto Maior/Esp. DP/D.A Press
A moto que agiliza a vida de Helenice não é dela. Pertence aos mototaxistas que prestam serviço em Afogados da Ingazeira, município do Sertão pernambucano com quase 40 mil habitantes, localizado a 386 quilômetros do Recife. Na região, ser mototaxista significa ter 1.001 utilidades. Transportar passageiros de um canto a outro é só um detalhe. O forte desses profissionais mesmo é entregar recados, fazer feira ou mesmo pagar as contas dos conterrâneos mais ocupados. Sobreviver desse tipo de atividade termina rendendo histórias inusitadas em cada ponto de embarque do município.

"Morei em São Paulo durante alguns anos e quando voltei para Afogados me surpreendi como esse tipo de serviço tinha avançado tanto por aqui. Com os mototaxistas, tudo ficou mais fácil, pois o táxi sai muito caro para a gente. Eles são a cara de Afogados de Ingazeira", destaca Helenice de Lima. Se de um lado os passageiros comemoram as facilidades proporcionadas pela categoria, os profissionais não se incomodam com os pedidos, algumas vezes até suspeitos.


Maria Helenice de Lima contrata o mototaxista Mário Siqueira para pagar contas em banco
"Certa vez um homem pediu para que eu fosse com ele pegar material de construção. Quando cheguei no endereço, o pacote que ele dizia que tinha material para obra estava leve demais e suspeitei que tinha drogas. Em outra ocasião, quase levo um tiro de espingarda doze porque levei uma passageira até o lugar onde estava o marido dela com outra mulher. Ele ficou com muita raiva de mim, mas eu não sabia que ela queria fazer uma 'surpresa' para o marido", contou Mário Siqueira, presidente da Associação dos Mototaxistas de Afogados da Ingazeira.

Bebedeira - Na praça do centro do município, Josildo Alcântara dos Santos segura firme um terço. É uma forma de se defender dos acidentes. Por pouco não morreu em um deles, ocorrido no último dia 12 de outubro. Ele trabalha com mototáxi desde 1996 e, além do transporte usual de passageiros, Josildo também é contratado para pegar crianças nas escolas. Ao longo dos 14 anos de trabalho, lembra que certa vez precisou levar um homem completamente embriagado para casa. "O homem estava tão ruim que eu precisei amarrar ele com uma corda no meu corpo. O danado ainda saiu arrastando a ponta dos pés no asfalto enquanto eu dirigia. Quando cheguei no destino, a família dele agradeceu e riu muito da situação", lembra.


Josildo Alcântara trabalha com um terço na mão, para se proteger de acidentes
Segundo Mário Siqueira, existem 176 mototaxistas associados no município. "Não é obrigatório participar da associação, mas na entidade oferecemos padronização e procuramos nos aperfeiçoar no trabalho", destaca. Com a regulamentação, há um ano, ele espera atrair mais pessoas para a associação e tirar do mercado os clandestinos.

Pernambuco tem hoje, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), 560 mil motose ocupa o terceiro lugar no ranking de estados campeões em quantidade do veículo no Nordeste, perdendo apenas para a Bahia e para o Ceará, primeiro e segundo lugares respectivamente. Em Afogados da Ingazeira, são mais de 5 mil motos, segundo o Detran-PE. O município é o 13º em quantidade de motos no interior estado.

Ranking motos no Nordeste

1º Bahia - 704.929.000
2º Ceará - 687.543.00
3º Pernambuco - 560.012.000

Ranking motos em Pernambuco

1º Caruaru - 32.511
2º Petrolina - 31.636
3º Arcoverde - 11.420
4º Santa Cruz do Capibaribe - 11.420
5º Timbaúba - 10.026
6º Serra Talhada - 10.004
7º Garanhuns - 8.898
8º Carpina - 6.834
9º Gravatá - 6.679
10º Glória do Goitá - 5.955
11º Surubim 5.456
12º Sertânia - 5.618
13º Afogados da Ingazeira - 5.081

Fonte: Detran- PE

Afogados da Ingazeira

Localização:

Sertão do Pajeú, distante 386 km do Recife.
Área: 392 km2
População: 33.940 habitantes

Fonte: Prefeitura de Afogados da Ingazeira

Com informações:Diário de Pernambuco(Marcionila Teixeira)

Postar um comentário

0 Comentários