Furacão Irene perde força e é rebaixado para tempestade tropical



Foto:Mike Segar / Reuters
O furacão Irene foi rebaixado para a categoria de tempestade tropical neste domingo e afeta Nova York com ventos de 104 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) - mas ainda continua sendo uma poderosa tormenta que já inundou áreas baixas de Manhattan.

O NHC, com sede em Miami, rebaixou o Irene da furacão de categoria 1 para tempestade tropical em seu boletim das 13 horas GMT (10 horas de Brasília). Antes de atingir Nova York com fortes ventos na madrugada deste domingo, o furacão provocou a morte de pelo menos dez pessoas na costa leste dos Estados Unidos.

O local virou uma "cidade fantasma" e 370.000 pessoas foram aconselhadas a abandonar suas casas. Os transportes públicos interromperam os serviços. O governo local alertou que, embora os arranha-céus de Manhattan não corressem risco de sofrer danos graves, os cortes de energia elétrica poderiam interromper o serviço de água e os elevadores.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ordenou a retirada inédita de 370.000 pessoas, o fechamento dos aeroportos, do metrô e de outros transportes públicos. "Não é uma piada, sua vida pode estar em risco. Não esperem, depois será muito tarde. É necessário partir de imediato. É uma questão de vida ou morte", completou.

Mortes e danos - Pelo menos dez pessoas morreram no sábado em consequência da passagem do furacão Irene, em acidentes de trânsito, ataque cardíaco ou quedas de árvores na Carolina do Norte, Virginia e Flórida, incluindo um menino de 11 anos atingido por uma árvore.

Os danos provocados pela passagem do furacão Irene podem alcançar bilhões de dólares, afirmou o governador do estado Nova Jersey, Chris Christie. "Devo imaginar que a estimativa dos danos ficará em bilhões de dólares, ou em dezenas de bilhões", disse em entrevista ao canal NBC.

(Com agência France-Presse)

Informações da Revista Veja

Postar um comentário

0 Comentários