Buenos Aires inaugura Casa das Juventudes

A quarta-feira, 26/10, foi dia de festa para os jovens da cidade de Buenos Aires, Zona da Mata de Pernambuco. Eles ganharam a sua Casa das Juventudes. O espaço foiequipado com sala de multiuso; sala de reunião com biblioteca e telecentro. A Casa oferecerá cursos de informática e oficinas de dança e de reciclagem. O programa é uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) e a prefeitura.

“Esse é um programa com foco exclusivo para a juventude. A Secretaria oferta pra vocês esse espaço físico de produção, que será referência para a turma jovem. Agradeço a prefeitura de Buenos Aires pela parceria”, falou o secretario executivo de articulação e projetos especiais da SCJ, Joelson Rodrigues.

Leandra Maria, 19 anos, líder de um grupo de dança que reuni diversos adolescentes do município, festejou o novo espaço. “É um local onde vamos poder ensaiar e nos aprimorarmos. Aqui vamos aprender e também nos divertir”, comemorou.

Já Luiz Carlos Chagas, 18 anos, revelou que vai se matricular no curso de informática. Segundo ele, esse tipo de curso, irá ajudar os jovens a se especializarem. “Vamos mostrar aqui que temos habilidades para nos desenvolvermos profissionalmente”, falou.

A abertura da Casa ainda contou com apresentação da Banda Marcial do Distrito de Lagoa do Outeiro e do Grupo de Dança de Buenos Aires.

As Casas das Juventudes podem ser implantadas em municípios de até 40.000 habitantes. Os espaços são destinados a população juvenil (15 a 29 anos), e foram pensados para ser um ambiente de participação social e vivências democráticas múltiplas. Neles, os jovens articulam diversas atividades internas (oficinas, discussões, exibição de filmes, dentre outras) e externas (por meio de parcerias com órgãos governamentais e do terceiro setor).

Em Pernambuco, desde outubro do ano passado, 39 Casas das Juventudes já estão funcionando, outras doze devem ser inauguradas até o fim de 2011.


Ricardo Almoêdo
Assessor de Comunicação SCJ

Postar um comentário

0 Comentários