Na medição de forças Carlos Evandro e o seu fiel escudeiro Luciano Duque Perderam a briga com o Governador Eduardo Campos e Sebastião Oliveira.
Depois de chegar a anunciar Luciano Duque Candidato pelo seu grupo (com registro da imprensa local) e voltar atrás logo depois, Inocêncio também declarou que a escolha do candidato passaria pelo crivo do Prefeito Carlos Evandro, o que não aconteceu. A queda de Luciano tem motivos ligados ao passado, internamente comenta-se que o Governador não perdoou Luciano por ter no passado abandonado o seu avô e abraçado o hoje Senador Jarbas Vasconcelos, que à época teria ganhado as eleições com uma ampla vantagem (dando uma surra nas urnas em Miguel Arraes). Campos não esconde de ninguém que é sedento por vingança nas urnas contra Vasconcelos, e isso implica dizer que todo aquele que tiver alguma ligação com o Senador será visto com desconfiança pelo chefe de estado.
Militante de anos no PMDB Luciano só saiu do partido ao qual Jarbas pertence migrando para o PR, para realizar de seu sonho de ser prefeito de Serra Talhada. Senão bastasse, não só o histórico de Luciano, mas também o de Carlos Evandro seu principal cabo eleitoral foi fundamental para a intervenção do Governador no processo eleitoral municipal. Carlos na primeira candidatura quando Inocêncio resolveu apoiar Campos se rebelou e apoiou o candidato de Jarbas, Mendonça filho do DEM. Comenta-se ainda que Evandro teria dito não saber quem era Eduardo Campos; pessoas próximas dizem que o Governador na ocasião teria dito: “ele saberá em breve quem é o neto de Miguel Arraes de Alencar”. Sem contar as muitas críticas do Prefeito Carlos Evandro na imprensa estadual contra o Governador; e mais, na hora de se redimir e mostrar que estava ao lado do seu grupo e do Governador, Carlos Evandro decidiu não apoiar Humberto Costa para apoiar Marco Maciel ao senado, fatos importantíssimos para que Eduardo Campos optasse por vetar seu apoio ao nome escolhido por Carlos Evandro para a sua sucessão em 2012.
A Candidatura de Luciano é legitima pela maturidade política conquistada, pelo trabalho que desenvolve na zona rural e por ter sido fiel ao prefeito Carlos Evandro durante seu mandato. Carlos Evandro também está cumprindo com a sua palavra e segue fiel ao seu vice-prefeito, no entanto sai derrotado politicamente na briga interna com o seu partido. Se essa derrota eleitoral de Carlos Evandro se ampliará nas eleições próximas, temos que esperar pra ver.
A habilidade do Deputado Sebastião Oliveira que costurou uma parceria com um dos braços direitos de Eduardo no município, Ronaldo Melo, foi de fundamental importância porque a sua candidatura foi costurada de cima para baixo, o governador foi convencido e depois chamou Inocêncio e propôs a dobradinha PR PSB. Inocêncio que sempre foi governo não importando muito quem era o poderoso estadual não pensou duas vezes e escanteou Luciano Duque. Inocêncio teria pensado na sua secretaria e para não perde-la preferiu não contrariar o governador.
Nas últimas eleições municipais a dobradinha chegou a ser cogitada, mas Inocêncio na ultima hora, “deu um cano” também em Ronaldo e para evitar que o mesmo fosse feito com o seu partido o PSB de novo nessas eleições, o Governador chamou o Dep. Federal e interferiu na escolha.
Carlos Evandro agora tem que correr para tirar da prefeitura todos os ligados a Sebastião Oliveira para que não contagiem os que ainda defendem Luciano Duque, Ontem já vi gente arrancando o adesivo “Eduque você Também”, uma clara demonstração que muita gente pode pular do barco.
Os mais radicais do lado do governo municipal já andam comentando que não tem Inocêncio nem Sebastião, com a aprovação de Carlos Evandro nas pesquisas quem manda em Serra Talhada é ele e quem vier vai “apanhar”.
A costura na Câmara de Vereadores passa a ser também fundamental para fortalecer candidatos nas comunidades e isso passa a ser necessário desde já.
Carlos Evandro pode estar dando adeus ao seu sonho de ser Deputado Estadual, porque mesmo que Luciano seja vitorioso nas eleições e se consagre Prefeito do município não conseguiria elegê-lo pelos muitos candidatos que são votados aqui no município.
Obs. Depois farei uma avaliação sobre os novos rumos de Luciano e dos grupos que ora dizem-se oposição, ora mais parecem situação.
Colaboração de Anderson Tennens
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com