Gonzaga Patriota
A atual conjuntura econômica internacional ainda é forte de incertezas. Somada à crise financeira mundial que atrapalha o crescimento e desenvolvimento de países emergentes, não atingiu, em nada, o Brasil.
O nosso PIB que havia crescido em média 2,4% entre 2003 e 2007, de 2008 a 2010, no foco dessa crise, cresceu 4,6%. Isso porque o governo brasileiro vem acompanhando com atenção os acontecimentos da economia internacional e tem tomado as medidas necessárias para aprofundar a estratégia de desenvolvimento, baseada no mercado doméstico, no desempenho exportador e na sua distribuição de renda e de riquezas.
O Brasil está hoje bem posicionado para enfrentar um cenário internacional desfavorável. Nossas exportações são mais diversificadas em termos de destino e de produtos e se beneficiam da alta nos preços internacionais.
Até os anos 2000 o saldo da balança comercial brasileira era de 10 bilhões de dólares, em média. Em 2010, esse saldo pulou para 202 bilhões de dólares e este ano deve ultrapassar em muito esse valor.
O volume de investimentos ensejado pelo PAC (Programa de Aceleração do crescimento) tem constituído instrumento de sustentação da atividade econômica nos níveis necessários para promover a inclusão social e resgatar o País de duas décadas de estagnação econômica. Desde a sua concepção, o PAC centrou investimentos públicos no Brasil que produzem, além da maior distribuição de renda, também uma geração de emprego jamais vista, fazendo com que o mercado de trabalho se comporte de maneira muito positiva em relação ao que era anteriormente. Em 2010, criaram-se quase três milhões de postos formais de trabalho, com valor recorde para a economia brasileira.
GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal da Argentina.
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com