Ari Versiani / Agence Fransce-Presse - Getty Image
SUAPE, Brasil - Como os experimentos Grã-Bretanha com a austeridade, a China luta com o capitalismo de Estado e dos Estados Unidos luta uma guerra política, civil sobre a dívida versus gastos, os líderes brasileiros estão cada vez mais governar a partir do centro econômico.
Isto, alastrando porta $ 18 bilhões e complexo industrial no Nordeste do Brasil - o maior estaleiro do hemisfério sul - é um exemplo. As empresas estatais são os motores econômicos dominantes em um empreendimento de 50 quilômetros quadrados, que emprega 40 mil trabalhadores e inclui uma refinaria de petróleo pesado e uma planta petroquímica.
Mas o porto de contentores foi privatizada, é executado por uma empresa filipina e do governo local usou de incentivos fiscais generosos para convencer as multinacionais europeias e americanas, da Fiat para a Pepsi, para construir fábricas. Juntos, estadual e particular o investimento do setor fez um estado de Pernambuco das áreas de maior crescimento no Brasil.
Fabiana Maria da Conceição, uma mãe de 33 anos de idade, de duas, que vive em uma favela na capital do estado, elogiou o crescimento quando visitei em setembro. Ela me disse que estava deixando seu emprego como empregada doméstica para se tornar um vendedor em um shopping center novo 476-loja, dobrando seu salário.
"Temos acesso à eletrônica, TVs, microondas", disse ela, referindo-se aos pobres da região. "Estamos no mercado de consumo."
Grande parte do crédito vai para dois políticos centristas, de acordo com analistas. Eduardo Campos, o governador tecnocrática local, e Dilma Rousseff , presidente cada vez mais centrista do Brasil. Ambos são economistas de esquerda que estão tentando misturar liberais e conservadores abordagens econômicas.
Sr. Campos, um descendente de 47 anos de idade, de uma dinastia política local, é amplamente visto como uma estrela política em ascensão no Brasil e um candidato à presidência . Um gerente exigente, ele é ao mesmo tempo um tecnocrata pró-livre mercado e um estilo antigo chefe político brasileiro. Ele tenta usar parcerias público-privadas para resolver os problemas sociais, como segurança e educação.
Dilma, uma ex-guerrilheiro marxista e sucessor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adotou uma série de posições centristas surpreendentemente econômicos.
Em fevereiro, ela permitiu que duas empresas privadas para construir e executar novos terminais de aeroportos em São Paulo e Brasília, abruptamente pondo fim a décadas de controle do Estado. O movimento foi um passo sem precedentes para governar o Brasil do Partido dos Trabalhadores, um movimento político de centro-esquerda, que normalmente protege fortemente o papel do Estado na economia.
Em agosto, Dilma revelou uma iniciativa de infra-estrutura $ 66 bilhõesque concedeu licenças a empresas privadas para financiar, construir e operar estradas mal necessário e ferrovias. Em setembro, ela estendeu um corte de impostos de folha de pagamento arrebatadora que vai custar 14.600 milhões dólares ao longo dos próximos quatro anos. Ela também defendeu pró-negócios reformas destinadas a reduzir as taxas de juros e custos de energia.
Ao mesmo tempo, Dilma ampliou o Sr. Lula deixaram deitado " Bolsa Família ", ou" família subsídio "do programa - onde as famílias pobres recebem um salário em troca de vacinar seus filhos e enviá-los para a escola. A iniciativa tem desempenhado um papel fundamental na redução da taxa de pobreza no Brasil por 40 por cento e reduzir a pobreza extrema - definida como as famílias que lutam para obter comida suficiente - em 52 por cento desde 2003, de acordo com Pablo Fajnzylber, economista-chefe do Banco Mundial no Brasil.
Dilma prometeu erradicar a pobreza extrema e promulgou uma das mais abrangentes ações afirmativas programas no hemisfério ocidental em universidades públicas.
Os movimentos ousados são necessários. Por causa da crise econômica mundial, o crescimento no Brasil estagnou. Após uma década de crescimento de 4 por cento ao ano que passou 35 milhões de brasileiros na classe média do país, o crescimento do PIB caiu para 2,7 por cento em 2011. No primeiro semestre deste ano, a economia do Brasil cresceu a uma percentagem 0,6 anêmica, a mais baixa de qualquer nação BRIC .
Dilma, no entanto, tem uma taxa de aprovação de 60 por cento. A razão é simples: trabalho. Enquanto as taxas de desemprego nos Estados Unidos e partes da Europa permanecem teimosamente alto, a taxa de desemprego no Brasil em setembro foi de 5,4 por cento , muito abaixo do máximo histórico de 13 por cento em 2003.
Desafios do Brasil continuam a ser enormes. Se ele espera reviver sua economia, Dilma deve convencer uma legislatura profundamente fraturado federal para aprovar imposto varrição, reformas regulatórias e educação que permitirão ao Brasil superar uma mercadoria e economia de consumo. Há muitos cépticos , como Simon Romero relatado.
Dilma e Sr. Campos têm suas falhas, mas eles devem ser aplaudido por se libertar de abordagens cegamente ideológicos para o crescimento econômico. Em muitos países, os políticos apresentam os eleitores com uma escolha difícil entre austeridade varrer ou benesses do Estado.
Europeus e americanos não estão acostumados a olhar para a América Latina para a orientação econômica. Pernambuco sugere que deveriam.
David Rohde é colunista da Reuters, ex-repórter do New York Times e duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer. Seu próximo livro, "Beyond War: Reimagining Influência americana em um novo Oriente Médio" será publicado em março de 2013.
Versão original da matéria:

0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com