A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer que o
consumidor consiga cancelar contratos com as operadoras pela internet, sem
precisar falar com um atendente e ouvir insistentes contrapropostas.
O presidente do órgão, João Rezende, disse ao jornal O
Estado de S.Paulo que o novo regulamento deverá ser aprovado em agosto. Nos
casos de portabilidade, não haverá mudança. O cliente que quiser apenas
cancelar a linha poderá seguir com o procedimento via internet.
A vigilância da Anatel tem dado resultado, segundo Rezende.
Sem precisar dados, ele assegura que o número de reclamações caiu no último
ano, mas reconhece que a qualidade do serviço precisa melhorar. “Achamos que as
empresas ainda estão devendo ao usuário um melhor atendimento nos call centers”,
avalia.
Em 2012, a Anatel aplicou grande sanção às operadoras ao
suspender a venda de novas linhas de celular e internet durante 11 dias. A
permissão para a volta da comercialização aconteceu sob a promessa de melhorias
na prestação dos serviços.
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