Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) entregue à Procuradora-Geral da República aponta redução de leitos na rede pública de saúde, a análise demonstra que desde janeiro de 2010 foram desativados 12.697 leitos de internação e complementares na rede pública de saúde sendo a psiquiatria, pediatria, obstetrícia e cirurgia geral as especialidades mais atingidas.
O levantamento, é o primeiro resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre Ministério Público Federal (MPF) e CFM para garantir acesso à saúde de qualidade à população, as informações disponibilizadas junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde demonstram que os estados das regiões Sudeste e Nordeste foram os que mais sofreram redução de leitos e aponta aumento de leitos privados nesse mesmo período.
O Conselho Federal de Medicina propôs ao MPF a criação de um grupo de trabalho para buscar respostas sobre a suficiência da quantidade de leitos no atendimento, os reais motivos para essa redução de leitos, o custo médio para manter ativado um leito, buscando assim uma a justificativa para a redução, entre outras questões.
Roberto Luiz d´Avila, presidente do CFM, afirmou: “Há muito trabalho a ser feito e o CFM se sente honrado em estabelecer esse convênio. Estou muito entusiasmado para exercer um trabalho que nos é próprio, que é o da fiscalização”, ainda, segundo ele esse acordo proporciona um momento histórico.
Para a Procuradora-Geral da República, Helenita Acioli, será importante o apoio técnico do CFM. “OMinistério Público tem grande preocupação com a defesa dos direitos fundamentais, entre eles o direito à vida e à saúde. Penso que o acordo dará bons frutos no futuro”, afirmou.
Matéria da Rádio CBN
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com