EXCLUSIVO//Controladoria Geral da União (CGU) realiza reunião em Flores com agricultores e lideranças rurais

Por Jô Alves exclusivo para O Secretário do POVO

Hoje (10) fiscais da CGU estão na cidade de Flores realizando uma pesquisa com agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Essa reunião é para concluir a pesquisa dos agricultores que participam desse programa, mas que até hoje continuam sem receber os benefícios desse programa, devido às denúncias feitas sobre os desvios de dinheiro utilizando nomes dos agricultores através de alguns conselhos municipais e pessoas ligadas a CONAB.

A fiscalização regular é para avaliar o PAA para a aquisição de alimentos para doação.

“A fiscalização está sendo feita em todo Brasil.

O objetivo é para que o ministério da agricultura realize alguns ajustes do programa.” Disse Valéria Leal da CGU.

Segundo informações, essa pesquisa será concluída até novembro desse ano.

Todo esse conteúdo recolhido será enviado para o ministério da agricultura e polícia federal para que dê continuidade as investigações realizadas sobre a CONAB.

(A MATÉRIA ABAIXO É PARA VOCÊ ENTENDER UM POUCO DA HISTÓRIA)

Polícia Federal e CGU realizam buscas em Serra Talhada/PE para apurar fraudes em programa de aquisição de alimentos
A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), está realizando na manhã de hoje (12/06) ação com o objetivo de apurar supostas fraudes no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no município de Serra Talhada/PE.

As supostas fraudes e irregularidades foram denunciadas aos órgãos de investigação e de auditoria, além de terem sido publicadas na imprensa local. Há suspeitas de que agricultores de Serra Talhada eram cadastrados sem que tivessem conhecimento, e tampouco tenham sito de fato beneficiados pelo programa, apesar da liberação dos recursos correspondentes. Nesse sentido, as ações investigativas desencadeadas nesta data têm o objetivo de averiguar qual a destinação real desses recursos.

Além disso, a ação conjunta da PF e da CGU busca apurar a utilização de entidades do município de Serra Talhada para emissão de documentos fiscais relativos a alimentos produzidos em outras localidades.

Na ação realizada hoje, policiais e auditores estão cumprindo mandados de busca e apreensão na Sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Recife, órgão responsável pela execução de algumas modalidades do PAA, e no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Serra Talhada (CMDRS). A documentação arrecadada servirá de base para auditoria a ser realizada pela CGU.

Paralelamente, a Polícia Federal está ouvindo agricultores, além de presidentes de associações e cooperativas de produtores rurais em Serra Talhada.

O objetivo da ação é colher a maior quantidade possível de elementos probatórios em um único dia, evitando manipulação de documentos ou de testemunhos, haja vista a grande repercussão no município de denúncias relacionadas aos aludidos fatos que vêm sendo publicados na imprensa nos últimos meses.



Assessoria de Comunicação Social da CGU

Postar um comentário

0 Comentários