A recomendação do Ministério Público é com a Compesa e a prefeitura de Serra Talhada sobre a qualidade da água

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do promotor de Justiça Mário Lima Costa Gomes de Barros, expediu recomendação ao município de Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a fim de garantir a qualidade da água distribuída para a população por carros-pipa.
No documento, Barros ressalta a situação de calamidade decorrente da estiagem que assola a maioria dos municípios do Estado. O abastecimento das cidades, inclusive o de Serra Talhada, é realizado por meio de carros-pipa que estão sendo administrados pelo governo e pelo Exército. O promotor ainda alerta que “o consumo de água sem o devido controle de qualidade representa grave risco à saúde humana, pela possibilidade de transmissão de doenças”.
Desta forma, o MPPE recomendou à Compesa que realize o cadastro dos proprietários dos veículos que prestam serviço e identifique os automóveis com placa, adesivo, etc. A Compesa ainda terá que elaborar uma tabela com informações sobre a distribuição de água por bairro e região e dar ciência à população sobre os dias e horários, nos quais o serviço será prestado.
Já ao município, além de promover a fiscalização dos carros-pipa, foi recomendado que elabore um cadastro simplificado dos carros-pipa com informações sobre os veículos, os proprietários, os condutores e a origem da fonte d'água.

Do JusBrasil

Postar um comentário

0 Comentários