O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do promotor de Justiça Mário Lima Costa Gomes de Barros, expediu recomendação ao município de Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a fim de garantir a qualidade da água distribuída para a população por carros-pipa.
No documento, Barros ressalta a situação de calamidade decorrente da estiagem que assola a maioria dos municípios do Estado. O abastecimento das cidades, inclusive o de Serra Talhada, é realizado por meio de carros-pipa que estão sendo administrados pelo governo e pelo Exército. O promotor ainda alerta que o consumo de água sem o devido controle de qualidade representa grave risco à saúde humana, pela possibilidade de transmissão de doenças.
Desta forma, o MPPE recomendou à Compesa que realize o cadastro dos proprietários dos veículos que prestam serviço e identifique os automóveis com placa, adesivo, etc. A Compesa ainda terá que elaborar uma tabela com informações sobre a distribuição de água por bairro e região e dar ciência à população sobre os dias e horários, nos quais o serviço será prestado.
Já ao município, além de promover a fiscalização dos carros-pipa, foi recomendado que elabore um cadastro simplificado dos carros-pipa com informações sobre os veículos, os proprietários, os condutores e a origem da fonte d'água.
Do JusBrasil
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com