DIA MUNDIAL DO DIABETES: Serviços oferecidos no SUS ajudam a controlar a doença‏


O Dia Mundial do Diabetes é  lembrado nesta quinta-feira, 14 de novembro.  De acordo com o Ministerio da Saude,  a doença atinge mais de cinco por cento da população adulta no Brasil.  Para orientar a população sobre medidas de prevenção e o tratamento adequado da doença, o Ministério da Saúde desenvolveu  o portal na internet  "Autocuidado do Diabetes". O diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, explica que a ferramenta reúne informações para aumentar a qualidade de vida do diabético.

"Tem informações sobre: como aplicar a insulina, o cuidado com os pés. Tem o entenda o diabetes e uma professora fazendo orientação, linguagem acessível. A gente tem o que é o diabetes, desde orientações mais simples definindo o que é a doença. Outras questões, por exemplo, relacionadas aos sintomas para pessoa poder identificar quando ela estiver com o diabetes. Os números relacionados à diabetes no Brasil. Sessão de mitos e verdades, uma sessão para as pessoas poderem contar a sua história, elas deixarem o seu depoimento de como elas descobriram, onde tratam e como ela tem enfrentado esse problema de saúde".
Além de receber informações de como prevenir e tratar o diabetes, a pessoa que tem a doença pode retirar medicamentos de graça em farmácias conveniadas com o SUS. Outra forma de prevenir e controlar o diabetes é praticar atividade física. A aposentada, Magnólia de Sousa, por exemplo, é diabética.  Ela conta que melhorou a qualidade de vida depois que começou a frequentar a academia da saúde:

"Comecei fazer o tratamento e aí eu fui para a academia de saúde. a gente faz exercício ali, estou gostando e estou me sentindo bem melhor, me sinto mais leve, sabe, tenho mais coragem para fazer as coisas e pretendo continuar até o fim. Graças a Deus, estou indo muito bem, agora esse último exame que eu fiz deu 116, baixou bastante mesmo e se Deus quiser vai baixar mais ainda." 

As Academias da Saúde são espaços públicos que oferecem orientação para a prática de atividade física e dicas de  alimentação saudável. As atividades são desenvolvidas por profissionais de saúde dos  Núcleos de Saúde da Família.  Até 2014,  devem ser criadas no SUS quatro mil academias de saúde no país.  Para saber mais sobre o diabetes, acesse: 



Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Postar um comentário

0 Comentários