Pioneirismo: 1ª Cirurgia Ortognática da região para recuo de mandíbula foi realizada em Afogados da Ingazeira


Afogados da Ingazeira foi escolhida para ser o polo de um procedimento cirúrgico pioneiro na região.

No dia 09 de novembro, a primeira Cirurgia Ortognática da região foi realizada pela equipe de cirurgiões-dentistas, composta por: Prof. Alessandro vieira (Mestre em Clínica Odontológica com área de concentração em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontista), Prof. Doutor Nelson Ribeiro Neto (Especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Implantodontista e com Doutorado em Odontologia/Laser) e Dra. Maria Duarte (Ortodontista, Implantodontista, Radiologista e Imaginologista), além do Fisioterapeuta Henrique Hézio e dos estagiários Honório Vicente e Adeildo Santos.




Dr. Alessandro Vieira disse que a intenção é centralizar este e outros tipos de procedimentos cirúrgicos odontológicos em Afogados da Ingazeira, tornando a mesma um centro de referência neste tipo de tratamento.

A Cirurgia Ortognática, associada ao tratamento ortodôntico, trata além da estética, as deformidades dento faciais provocadas por falhas na disposição das arcadas dentárias e ossos da face em relação à base do crânio, como queixo muito longo ou curto, sorriso gengival e mordida aberta, que comprometem o funcionamento correto da mandíbula e da maxila.

Veja abaixo vídeo que simula resultados que podem ser alcançados com a Cirurgia Ortognática:

Qual a origem das deformidades?

Essas deformidades podem ter origem nas Síndromes e Anomalias Específicas (fatores teratogênicos,fatores embriológicos, microssomia hemifacial, Treacher Collins, fissuras faciais, crânio-sinostoses, Pierre Robin...), distúrbios de crescimento após o nascimento, trauma facial, problemas musculares e hormonais ou de origem genética quando existe algum familiar com as mesmas características.

É comum ocorrer ao paciente ter a mandíbula grande representando o prognatismo mandibular.

Outros pacientes apresentam a mandíbula pequena, retrognatismo mandibular semelhante ao saudoso compositor Noel Rosa.

Muitas vezes o paciente apresenta problemas combinados associando o maxilar inferior e o maxilar superior, por exemplo: o excesso de crescimento mandibular (mandíbula grande) e a falta de crescimento maxilar (a maxila para trás) necessitando operar os dois segmentos.


Quais os benefícios deste tratamento ortodôntico e cirúrgico?
·         Melhora da relação entre os dentes, músculos e esqueleto
·         Melhora da respiração
·         Melhora do posicionamento da musculatura do pescoço
·         Melhora do posicionamento da língua
·         Melhora da fonação e da articulação das palavras
·         Melhora da oclusão e da articulação temporomandibular
·         Melhora da mastigação e da digestão
·         Melhora a estética, a autoestima e o relacionamento social
Quais podem ser as fases do tratamento?
Realização de exames (Documentação Ortodôntica)
Tratamento clinico e restaurador se necessário
Montagem do aparelho ortodôntico fixo para deixar os dentes em uma posição adequada
Realização da Cirurgia Ortognática (ainda com o aparelho ortodôntico nos dentes)
Trinta dias de recuperação (sem esforço físico, sem esportes e sol)
Retorno ao tratamento ortodôntico de 30 a 60 dias após a cirurgia para melhorar definitivamente a posição dos dentes
Controles periódicos com o cirurgião
Como a cirurgia é realizada?

A cirurgia é realizada no Hospital sob anestesia geral, mas antes é realizado o preparo do paciente com todos os exames necessários. O paciente é internado na manhã da cirurgia em "jejum absoluto" (não pode comer nenhum tipo de alimento nem tomar água nas 10hs antes da cirurgia) e dependendo do porte a cirurgia o paciente recebe alta hospitalar à noite ou na manhã do dia seguinte. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face!

Existe dor após a cirurgia?

O paciente é medicado e normalmente não há queixa de dor.

O osso fica fixado? A boca fica amarrada?

Com o novo sistema de fixação óssea é utilizado mini-placas e parafusos de titânio, que não precisam serem removidos. Como o paciente  esta com aparelho fixo do tratamento ortodôntico é utilizado elásticos para bloquear e manter a posição dentária ideal no lugar desejado.

Quais são os cuidados Pós Cirúrgicos?

Dieta - "30 dias sem alimentos sólidos!” Durante 30 dias o paciente poderá comer alimentos líquidos e pastosos não podendo mastigar nada sólido. Deverá alimentar-se de sucos, vitaminas, sopas, caldos e cremes. A regra é a seguinte: o paciente por 30 dias pode comer "doces, salgados e até pedra desde que esteja batido e coado".

Cuidados Físicos - "30 dias sem esforço físico!” Normalmente, nos primeiros 15 dias, o paciente fica somente em casa. Praticamente, o seu único contato externo é com o seu cirurgião. Após 15 dias, é possível até frequentar escola, pois o inchaço no rosto já diminuiu muito. Entretanto, durante os 30 primeiros dias após a cirurgia, o paciente não deve realizar nenhum esforço físico maior sendo aconselhável andar no banco traseiro do carro. Tampouco deve expor-se ao sol e manter-se afastado de esportes coletivos ou de riscos por 90 dias.


Serviço:

Consultório Odontológico Dr. Alessandro Vieira e Drª Maria Duarte
Nossas unidades:
Recife
Rua Desembargador Virgílio de Sá Pereira, 353 - Cordeiro
Fone: (81) 32284509

Arcoverde
Avenida Zeferino Galvão, 522 - Centro
Fone: (87) 3821-2165

Afogados da Ingazeira
Rua Dr. Roberto Nogueira Lima, 145 - Centro
Fone: (87) 3838-1265

Visite o site: www.vieiraeduarteodonto.com.br


Postar um comentário

0 Comentários