MAIS VEREADORES//CÂMARA DE FLORES NO SERTÃO PODERÁ GANHAR MAIS DOIS

Logo após a câmara de vereadores de São José do Egito ter anunciado a possibilidade de mais três parlamentares, agora é vez da casa legislativa do município de Flores anunciar mais dois para assumirem ainda no próximo ano. Confira então a matéria do Florespe.net :

Independente da revelação real do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a nova população de Flores, duas novas cadeira no Legislativo deverão ser ocupadas no próximo pleito, em 2012.


A Emenda Constitucional 58, promulgada em 23 de setembro de 2009, define que municípios com mais de quinze mil habitantes terão onze vereadores na Câmara de Vereadores e segundo o Censo Demográfico do IBGE, Flores possui hoje 21.958 habitantes.

Obviamente sem um estudo mais profundo, o município sertanejo legalmente teria direito a mais duas cadeiras na Casa Teodomiro Duarte, como determina a Constituição Federal.


Por telefone, perguntamos ao parlamentar, Luciano Marques (PTB), se no Legislativo tramita proposta de emenda à Lei Orgânica que permite fixar o número de cadeiras com base no número de habitantes automaticamente, como está foi prevista no artigo 29 da Constituição Federal.


O parlamentar nos informou que possivelmente o Legislativo local sofrerá alterações, e que não existe tramitação na casa neste sentido No entanto, a questão ainda não foi discutida. "Provavelmente sim. Mas essa confirmação só deve sair no próximo ano, quando as eleições municipais começarem a ser discutidas", informou o trabalhista.

O município de Carnaíba com mais de 24 mil habitantes, também já teria direito a duas novas vagas. Municípios com menos de quinze mil moradores, como são os casos de: Calumbi, Ingazeira, Quixaba, permanecem com nove vereadores.


Vale lembrar e abrir um parêntese para duas questões: 1. Além de normatizar o número de vereadores por habitante, a Emenda Constitucional altera os percentuais de repasses financeiros da Prefeitura à Câmara, o repasse as Câmaras cairia de 8% para 7%. 2. O município de Triunfo que na previsão feita pelo próprio instituto (IBGE), em 2007 teria 15.255, e os números atuais revelam 14.923 habitantes, ou seja, 302 habitantes à menor, conseqüentemente não sofrerá alterações nos números de cadeiras.

Com informações do Jr Campos

Postar um comentário

0 Comentários