Instalação de sistema inteligente reforça segurança no Porto do Recife



O Porto do Recife concluiu a instalação do novo sistema inteligente para reforço da segurança portuária. Novos equipamentos e programa vão identificar, sem interferência humana, cada um dos veículos que entrarem e saírem da área primária. O investimento é de cerca de 2 milhões e meio de reais.


Os equipamentos (sensores e laços indutores, pórtico com câmeras e instalação de novas câmeras de segurança em áreas diversas do Porto) e o software OCR (optical character recognition ou reconhecimento óptico de caracteres, em uma tradução livre) fazem parte do sistema de segurança portuária, o qual é exigido pela Receita Federal do Brasil e cumpre o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias, o ISPS-CODE.


“Embora toda a área primária do Porto do Recife seja cercada, tenha acesso controlado, monitoramento e vigilância contínua, a empresa busca aperfeiçoamento em todos os sentidos e no quesito segurança, hoje navega na relação “prime” de sistemas inteligentes espalhados pelo mundo, seguindo a mesma rota de grandes empresas como Petrobrás, Grupo Apple, Banco Mundial, entre outros, o que nos coloca entre os Portos mais seguros do Brasil”, ressalta o Presidente do Porto Rogério Leão.


Do ponto de vista das instalações físicas, o sistema OCR necessitou a instalação de pórticos apropriados na entrada e saído para a área primária. Na parte de baixo dos pórticos, sob o solo foram instalados sensores especiais. Dessa forma, a passagem do veículo é notada pelo sensor, no subsolo, que ativa o monitoramento, registra a imagem da placa e faz o reconhecimento, inteligente, da licença do veículo.


O monitoramento do portão principal (que já é restrito) usará também o OCR (optical character recognition ou reconhecimento óptico de caracteres, em uma tradução livre) um software que funciona a partir do momento em que16 câmeras fotográficas capturam a imagem das placas do veículo, identifica a placa, o condutor, o número de contêineres transportados e envia essas informações em tempo real para a Receita Federal, Unidade de Segurança Portuária e Polícia Federal. Para que tudo isso seja feito os motoristas precisam conduzir em baixa velocidade e aguardar com tranqüilidade o seu momento de acesso.


A necessidade de possuir, a qualquer momento, o nome de todos os veículos, a identificação de todas as pessoas (com número do RG e do CPF) faz parte dos esforços para uma segurança portuária cada dia mais eficiente. O sistema também é avaliado pela Receita Federal do Brasil, que acompanha o pleito do Porto do Recife em ampliar sua área alfandegada.


A área alfandegada é condição essencial para o recebimento de cargas em embarcações de longo curso. O Porto do Recife tem como projeto de médio prazo contar com 90,1 mil metros quadrados alfandegados, em área pública. Esse espaço contabiliza armazéns e pátios. A área alfandegada é o local onde a Receita Federal faz os procedimentos legais para a nacionalização das cargas que chegam do exterior.

Assessoria de Imprensa
Porto do Recife S.A.

Governo de Pernambuco

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