O Porto do Recife concluiu a instalação do novo sistema
inteligente para reforço da segurança portuária. Novos equipamentos e programa
vão identificar, sem interferência humana, cada um dos veículos que entrarem e
saírem da área primária. O investimento é de cerca de 2 milhões e meio de
reais.
Os equipamentos (sensores e laços indutores, pórtico com
câmeras e instalação de novas câmeras de segurança em áreas diversas do Porto)
e o software OCR (optical character recognition ou reconhecimento óptico de
caracteres, em uma tradução livre) fazem parte do sistema de segurança
portuária, o qual é exigido pela Receita Federal do Brasil e cumpre o Código
Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias, o ISPS-CODE.
“Embora toda a área primária do Porto do Recife seja
cercada, tenha acesso controlado, monitoramento e vigilância contínua, a
empresa busca aperfeiçoamento em todos os sentidos e no quesito segurança, hoje
navega na relação “prime” de sistemas inteligentes espalhados pelo mundo,
seguindo a mesma rota de grandes empresas como Petrobrás, Grupo Apple, Banco
Mundial, entre outros, o que nos coloca entre os Portos mais seguros do
Brasil”, ressalta o Presidente do Porto Rogério Leão.
Do ponto de vista das instalações físicas, o sistema OCR
necessitou a instalação de pórticos apropriados na entrada e saído para a área
primária. Na parte de baixo dos pórticos, sob o solo foram instalados sensores
especiais. Dessa forma, a passagem do veículo é notada pelo sensor, no subsolo,
que ativa o monitoramento, registra a imagem da placa e faz o reconhecimento,
inteligente, da licença do veículo.
O monitoramento do portão principal (que já é restrito)
usará também o OCR (optical character recognition ou reconhecimento óptico de
caracteres, em uma tradução livre) um software que funciona a partir do momento
em que16 câmeras fotográficas capturam a imagem das placas do veículo,
identifica a placa, o condutor, o número de contêineres transportados e envia
essas informações em tempo real para a Receita Federal, Unidade de Segurança
Portuária e Polícia Federal. Para que tudo isso seja feito os motoristas
precisam conduzir em baixa velocidade e aguardar com tranqüilidade o seu
momento de acesso.
A necessidade de possuir, a qualquer momento, o nome de
todos os veículos, a identificação de todas as pessoas (com número do RG e do
CPF) faz parte dos esforços para uma segurança portuária cada dia mais
eficiente. O sistema também é avaliado pela Receita Federal do Brasil, que
acompanha o pleito do Porto do Recife em ampliar sua área alfandegada.
A área alfandegada é condição essencial para o recebimento
de cargas em embarcações de longo curso. O Porto do Recife tem como projeto de
médio prazo contar com 90,1 mil metros quadrados alfandegados, em área pública.
Esse espaço contabiliza armazéns e pátios. A área alfandegada é o local onde a
Receita Federal faz os procedimentos legais para a nacionalização das cargas
que chegam do exterior.
Assessoria de Imprensa
Porto do Recife S.A.
Governo de Pernambuco
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