Alguns cartórios do país já começaram a oferecer o sistema eletrônico para emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. O mecanismo cria um banco de dados estadual que será alimentado pelos cartórios.
O cidadão tem a opção de baixar o download da certidão que deseja. Antes da implantação do sistema eletrônico, era necessário ir pessoalmente até o cartório para solicitar a segunda via do documento pretendido.
Até 2014, todos os notariais do país terão que criar um sistema eletrônico das certidões dos brasileiros, que é um serviço básico e essencial para todo e qualquer cidadão.
O maior benefício é não precisar gastar com viagem e locomoção. Depois de localizar onde está o documento, o interessado faz o pedido da segunda via pela internet e pode ir buscar no cartório mais próximo. Hoje em dia tem-se que trabalhar com informática e eletrônica, poupando-se tempo com deslocamento.
Gennedy Patriota, advogado militante, graduado pela UNB – Universidade de Brasília e pós-graduado em Direito Privado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com