Metais tóxicos encontrados em batons nos Estados Unidos diz pesquisa




De acordo com Katharine Hammond, autora do estudo, os níveis desses metais nos cosméticos labiais frequentemente ultrapassam as doses diárias de ingestão aceitas pelas normas de saúde pública. Os nomes das marcas testadas não foram revelados na pesquisa, mas Katharine afirma que os resultados podem ser aplicados de forma genérica para todas as marcas. Foram testados oito batons e 24 glosses de sete empresas diferentes, que custam de 5,59 até 20 dólares.
Ingestão excessiva – A pesquisa mostra que 24 dos 32 produtos apresentavam chumbo, mas em concentração pequena, de modo que tanto o uso normal quanto o intenso não provocou uma ingestão diária do metal acima do recomendado. Para Katharine, essas concentrações não representam um problema, mas a maior preocupação é em relação a crianças que brincam com maquiagens e adultos que fazem uso muito intenso desses produtos.
Levando-se em consideração um uso médio, a ingestão diária de cromo, metal relacionado a tumores no estômago, excedeu os limites de ingestão diária em 10 dos produtos analisados. Manganês, titânio e alumínio foram encontrados em todos os produtos testados, sendo que titânio e alumínio tiveram as concentrações mais elevadas.
Para o uso intenso, a quantidade de produtos que excedeu o consumo diário recomendado do alumínio foi de 3%. Além disso, 22% dos produtos geraram uma exposição elevada ao manganês e 68%, ao cromo.

Postar um comentário

0 Comentários