Sobre o movimento em Serra


Olá Evandro, tudo bem?

Me chamo Diego, e estive com Cloves, Moacyr e outros amigos aí com você, na semana passada, para falar sobre o protesto e o movimento.

Gostaria de mais uma vez te agradecer pelo espaço, foi fundamental pra que as pessoas entendessem o que estava se passando. Mas hoje me surpreendi com o texto do seu blog porque fica parecendo que o movimento está perdido, e não é isso.

Primeiramente eu queria deixar claro, mais uma vez, que não temos relações com partidos políticos. Nem antes, nem após o primeiro protesto tivemos conversas privadas com políticos, apesar de pessoas ligadas à eles já terem nos procurado. Recusamos qualquer intromissão deste tipo, pois como você disse: é um movimento do povo.

Outro ponto que precisa ser esclarecido é: Não há como conseguirmos mudanças se não dialogarmos com os políticos(sejam vereadores, prefeito ou deputados). E este diálogo foi e será travado publicamente, até agora todas as conversas foram divulgadas, bem como os eventos foram divulgados via Rádio/Facebook. Além disso, é importante dizer que só conseguimos essa audiência pública porque o povo foi às ruas e mostrou sua indignação. 

Ou seja, os protestos é que dão força para que possamos pressioná-los para que eles trabalhem para o povo.

Uma característica fundamental da democracia é o diálogo, e dialogar não é apoiar nem compactuar com políticos ou com quem quer que seja, nós dialogamos no sentido de pressioná-los (basta ver a pauta apresentada na câmara), pois dialogar também é trazer à público os problemas do povo para que eles encontrem uma solução urgente.

Procuramos deixar isso claro no Manifesto que apresentamos na câmara, mas muitas pessoas não compreenderam o real sentido do que dissemos e do que realizamos ali. Infelizmente nosso sistema político está corrompido, não é preciso ser doutor pra saber disso, mas nós só podemos resolver nossos problemas através dele. Enfim... acho que está mais do que claro que não temos nem queremos alianças com políticos, queremos diálogo para que os protestos não se tornem meros passeios ou fotos chiques de facebook. Eles precisam ter sentido, e o sentido é esse: 

mostrar a força do povo, pressionar os políticos a receberem o povo, a ouvirem suas pautas e a trabalharem por ele. Uma coisa precisa reforçar a outra, o que acontece nas ruas abre espaço para o povo dentro da câmara, da prefeitura, etc... lugares que deveriam ser nossos desde sempre mas que tem sido ocupados por pessoas com interesses apenas pessoais.

O protesto de sexta é fundamental pra que o movimento ganhe força e representatividade na luta por melhores condições de vida para o povo de Serra Talhada. Não estamos fazendo isso sozinhos, estamos em contato com pessoas de vários bairros que nos auxiliam e apoiam com informações e principalmente, confiança. Precisamos ter cuidado para que as velhas forças políticas de Serra não desarticulem essa tentativa de mudança implantando mentiras. Este é o momento, precisamos deixar os currais em que há muitos anos eles tem conseguido nos trancafiar.

Espero que possamos continuar juntos nessa luta, sempre fui admirador do seu programa e daquilo que você fala sobre o povo ter que acordar.

Pode ter certeza que estamos do mesmo lado. Só queremos que todos tenham uma vida digna. Apenas isso.

Um abraço,

Diego Kehrle

Postar um comentário

0 Comentários