Fórum de desmobilização de mão de obra de Suape tem série desdobramentos em primeira reunião‏


Na tarde desta quarta-feira (11), representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) se reuniram para realizar a primeira audiência do Fórum para Recolocação da Mão de Obra de Suape (Remos). No encontro, que contou com a presença do Governo do Estado, de Municípios, empresas e sindicatos, ficou acertado que, no próximo encontro, dia 28 de janeiro, o MPT expedirá notificação recomendatória para todos os agentes envolvidos no processo de desmobilização. 


O documento é uma orientação do órgão, junto com a SRTE, indicando possíveis condutas a serem adotadas pelas partes. O teor dele deve variar, conforme a parte, e será norteado com base na análise dos dados recolhidos ao longo do último mês. Tanto as empresas, como o Governo do Estado, entregaram uma série de informações ao MPT. “A partir da avaliação dos dados, que vão desde o historiograma das obras, passando pelos contratos, e pela previsão de execução de obras públicas e privadas, pensaremos nos termos da notificação, que tem como princípio orientar a conduta das partes”, disse a procuradora do Trabalho Débora Tito.


Durante o encontro, o Sindicato de Trabalhadores da Construção Civil Pesada (Sintepeav) falou sobre a situação de 1600 trabalhadores do consórcio ETDI, que foram demitidos sem o pagamento das verbas rescisórias. Foi informado que o sindicato já entrou com ação na justiça. A procuradora do Trabalho, no intuito de garantir o pagamento, pediu que o sindicato protocolo solicitando para que o MPT entre na ação, sendo possível para o órgão pedir o bloqueio dos bens dos sócios.


Além disso, para o próximo encontro, ficou definido que os municípios presentes devem dar retorno sobre a proposta de criação de centrais de homologação em parceria com o Sintepav nas cidades. A ideia é garantir aos trabalhadores suporte. Estiveram presentes os municípios do Recife, Cabo, Ipojuca, Ribeirão, Moreno e Jaboatão dos Guararapes. O Governo do Estado também deverá complementar as informações com relação as obras públicas e privadas em andamento no estado, sendo elas uma possibilidade de alocação da mão de obra de Suape.


Dados - Nos próximos dois anos, 2014 e 2015, as dispensas, que já acontecem e trazem demandas ao MPT, estarão no ápice, considerando o andamento das obras. A expectativa é sejam desligados cerca de 42 mil funcionários, que prestam serviço à Petrobras por intermédio de empresas contratadas.


De acordo com informações iniciais levantadas pelo MPT, é possível que a desmobilização de trabalhadores da refinaria seja a segunda maior da história, ficando somente atrás da de Brasília. Dos 42 mil funcionários, estima-se que 58% da mão de obra seja pernambucana. Dentre os principais problemas a serem discutidos na audiência, está a observância do cumprimento da legislação trabalhista no momento da rescisão dos contratos de trabalho. O MPT e a SRTE já têm recebido denúncias de trabalhadores que estariam sendo dispensados sem os valores devidos.



Ministério Público do Trabalho em Pernambuco
Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transexual de São José do Belmonte vai representar Pernambuco no "Miss T Brasil 2012"

Dr. Valter Kozmhinsky dermatologia levada a sério no Imip