Prefeito de Serra Talhada visita zona rural para ver de perto os estragos da seca



O prefeito Luciano Duque amanheceu esta quarta-feira (11) fazendo uma rápida incursão pela zona rural do município, mais precisamente pela região do distrito de Tauapiranga, cipós, cocão e baixas. Foi ver de perto a situação calamitosa que estão enfrentando os agricultores e pecuaristas da região para manter vivo o pouco rebanho que inda sobra na região.



“Isso aqui é uma mostra do município todo, em verdade é a dura realidade de todo sertão”, lamentou Duque.

Ainda muito cedo o prefeito tomou seu café da manhã na caso do Senhor João Olimpío, de 94 anos na fazenda Cipós, lá ele pode ouvir apelos como também elogios pela recuperação das estradas. “Fazia mais de oito anos que uma máquina não passava por aqui, agora, apesar de toda essa calamidade, pelo menos as estradas estão sendo recuperadas”, declarou o anfitrião.

Segundo o líder comunitário, Percival Gomes, que acompanhou o trajeto do prefeito, alguns poços da região, assim como os caminhões pipa vem socorrendo a população quanto ao abastecimento humano, no entanto, lamenta, junto com os criadores  a situação do rebanho.

Atualmente homens se ocupam na caatinga no corte da “macambira de boi”, cacto espinhoso de onde extraem o caule (batata) para ser triturado junto com o milho e servido de ração para o gado.

“É isso que vem mantendo o pouco rebanho que existe”, disse Percival e acrescentou: “ainda bem que o Governo Federal vem liberando esse milho, se não fosse assim acredito que já tinha se acabado tudo”.

O trabalho no corte da “macambira” ocupa todo o dia dos homens que precisam se embrenhar na caatinga em busca do cacto, para isso enfrentam mandacarus, faveleiros e toda vegetação seca. Além da macambira e extraído também a “batata da macambira de cachorro”, neste caso é necessário colocar fogo para se livrar dos espinhos.

Outra fonte de alimento é a rama da “quixabeira” que é servida a bodes e cabras, e assim se vai mantendo o pouco que resta do rebanho de animais sertanejos.

“Quando extraímos a macambira, temos o cuidado de deixar algumas para servirem de matrizes para reprodução, a mesma coisa se faz quando do corte do mandacaru, fazendo sempre de forma que brotem novamente. No caso da quixabeira, fazemos podas, assim a copa da árvore se  recupera e o que se corta alimenta os animais”, explica Gomes.

Para o prefeito Luciano Duque, ir ver de perto toda ação do homem do campo é muito importante, “é preciso conhecer de perto esta realidade. Ficar apenas ouvindo as notícias que chegam do campo não refletem o que vemos aqui. Precisamos encontrar soluções que socorram as pessoas e também os rebanhos. É público que o Governo Federal já vem direcionando esforços neste sentido, mas, nossa presença aqui é para reforçar ainda mais e serve para dar certeza a população rural de que não estamos alheios e que estamos juntos nesta luta”, declarou Duque.
 
Fotos: Alejandro Garcia/Agência Papiro

Papiro Comunicação e Marketing
Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transexual de São José do Belmonte vai representar Pernambuco no "Miss T Brasil 2012"

Dr. Valter Kozmhinsky dermatologia levada a sério no Imip