UTI pediátrica do Hospital Dom Malan de portas fechadas

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI) do Hospital Dom Malan, única de toda região do São Francisco, está fechada desde a última sexta-feira (29) devido à falta de condições da unidade de prestar assistência às crianças. No local, faltam medicamentos, equipamentos e materiais em geral. Além disso, não há médicos nas escalas de plantão.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fez vistoria na unidade na última quinta-feira (28) e constatou que as condições da UTI eram muito precárias e não permitiam o exercício da medicina.

A prefeitura, então, tomou a decisão de fechar o setor transferindo a última criança internada para um hospital particular da região. O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Antonio Jordão e o procurador federal, João Paulo Holanda, cobraram a realização do concurso público já adiado.

Em reunião com o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, na manhã de hoje (04), as entidades médicas reivindicaram investimentos no hospital e previsão do cronograma de abertura da UTI. O diretor de fiscalização do Cremepe, José Carlos Alencar e o delegado do Cremepe em Petrolina, Antônio Leite também reiteraram providências para os problemas existentes na rede municipal de saúde de Petrolina.

Na ocasião, estavam presentes o procurador federal, João Paulo Holanda, o secretário de saúde de Petrolina, José Correia de Araújo, e o secretário de gestão e finanças do município, Emanuel Ferro Albuquerque. Holanda afirmou que fará recomendação à prefeitura e estuda ação civil pública contra os gestores de saúde.

Lóssio reconheceu as dificuldades financeiras do município e afirmou que terá reunião na próxima terça-feira (09) com o secretário de saúde, João Lyra Neto, para buscar recursos e soluções para o hospital.

Assessoria de Imprensa do Simepe & Assessoria de Comunicação do Cremepe

Chico Carlos/ Natália Gadelha - Mayra Rossiter – 2123.5755

Postar um comentário

0 Comentários