Caros, boa tarde.
A Associação dos
Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe) mostra-se insatisfeita
com o rumo que vem sendo dado à segurança pública em Pernambuco, a exemplo da
redução do efetivo de agentes nas delegacias do Estado anunciada recentemente
pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
Os delegados
acreditam que a medida aumenta o volume de trabalho dos agentes e,
consequentemente, diminui o atendimento aos cidadãos.
Em decorrência
dessa e de outras demandas, o presidente da Adeppe, Flaubert Queiroz,
encaminhou ofício ao governador Eduardo Campos com o resultado da última
assembleia e com a pauta de reivindicações da categoria.
Segue ofício
abaixo.
Recife, 05 de setembro de 2013
Exmo. Sr. Governador
O
presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco
encaminha o resultado da AGE realizada em 04.09.2013, juntamente com a pauta
permanente de reivindicações da classe dos delegados, a qual foi fruto da
supramencionada AGE e de AGE’s anteriores.
Ressaltamos que tais Assembleias foram fruto do clamor e da INSATISFAÇÃO
dos Delegados de Polícia com o tratamento que vem sendo dispensado pelo Governo
do Estado, tanto no que concerne à POLÍTICA REMUNERATÓRIA, quanto no que diz
respeito às PRERROGATIVAS DA FUNÇÃO e CONDIÇÕES DE TRABALHO.
A despeito
das demais deliberações que serão elencadas, destacamos uma relativa às
progressões previstas na Lei Complementar Estadual Nº 181/2011, as quais devem
ocorrer AUTOMATICAMENTE em 2013, já que o Decreto que as regulamenta só foi
editado há poucas semanas atrás, e por essa razão não pode ser aplicado para a
avaliação de desempenho do corrente ano, vez que, o diploma supramencionado
prevê o período de um ano para tal avaliação. Ademais, foi acordado com o
Governo em mesa de negociação que a ADEPPE participaria da elaboração do
referido Decreto e da criação dos critérios a serem avaliados.
Por esta
razão e, considerando que o Secretário de Administração havia se comprometido a
levar o caso ao Governador, mas até o momento não foi dada nenhuma resposta
formal á esta entidade de classe, os Delegados decidiram na última AGE por
ASSINAR PRAZO ATÉ O DIA 06.09.2013 para que seja revogado o Decreto, sob penas
de ADOÇÃO DE MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS, bem como, MOBILIZAÇÃO DA CLASSE COM
MEDIDAS PAREDISTAS.
A demais,
seguem para vosso conhecimento as decisões de cunho externo da AGE realizada no
dia 04.09.2013:
1. Exigência de
progressão automática em 2013;
2. Não preenchimento
das fichas de avaliação disponibilizadas para a progressão de 2013;
3. Apresentação
ao Governo dos números relativos ás atividades dos Delegados durante todo o
programa PACTO PELA VIDA, já que foi prometido pelo Governador desde o início
do PPV o devido reconhecimento, o qual efetivamente, nunca aconteceu;
4. Indiciamento
de Policiais Militares e daqueles que determinarem que eles pratiquem atos de
Polícia Judiciária, por usurpação de função pública e abuso de autoridade;
5. Entrega de
todos os veículos locados com mais de dois anos de uso, já que os contratos de
locação prevêem a substituição destes veículos;
6. Exigência de
regulamentação em Lei da aposentadoria integral e paritária.
Como resultado das últimas AGE’s, apresentamos á Vossa
Excelência a PAUTA DE REIVINDICAÇÕES dos Delegados de Polícia, sem prejuízo de
posteriores alterações, exclusões ou inclusões a serem deliberadas em AGE’s.
1. Remuneração em
forma de Subsídio fixado a partir da maior remuneração percebida por Delegado
de Polícia, incluindo os percentuais relativos ás ações de perdas salariais que
tramitam na justiça e já foram implantadas para alguns Delegados, quais sejam:
4% + 4%, 10%, 40,88%;
2. Isonomia de
remuneração entre Delegados;
3. Retratação do
Governador em ralação ao episódio que foi divulgado na imprensa pernambucana
que o mesmo havia chamado Policiais Civis de “preguiçosos”;
4. Regulamentação
das progressões e promoções previstas na Lei 181/2011, com participação da
ADEPPE;
5. Fim da barreira para promoção para a faixa
especial, devendo esta transformar-se em progressão (classe única);
6. Mais de uma
Progressão por ano, devendo ser no mínimo: uma automática, uma por avaliação de
desempenho e outra por mérito;
7. Lei Orgânica
da Polícia Civil com participação da ADEPPE;
8. Reconhecimento
da Carreira Jurídica no âmbito da Constituição Estadual;
9. Eleição para o
cargo de Chefe de Polícia
10. Fim da Gestão da
Polícia Civil pela SEPLAG ou qualquer outro órgão alheio á Polícia Civil. Os
Delegados entendem que a gestão administrativa, finalística e orçamentária da
instituição deve ser realizada pelo Chefe de Polícia, com amplos poderes
decisórios e independência;
11. Independência,
financeira, orçamentária e administrativa da Polícia Civil;
12. Pagamento de
horas extras e adicional noturno de acordo com a Constituição Federal e Lei
Estadual 10.466/90;
13. Regulamentação
por Lei da aposentadoria integral e paritária aos 25 anos de serviço, em
conformidade com recente decisão do STF, com efeitos erga omnes;
14. Independência da
Corregedoria e fim das metas para instauração de PADE’s, sem a devida apuração
em sindicância administrativa e/ou notificação prévia ao funcionário;
15. Fim da
participação do Ministério Público no órgão correcional da Polícia;
16. Fim da
corregedoria mista, devendo ser o órgão dirigido por um Delegado da Polícia
Civil de Carreira de Pernambuco;
17. Fim das
atividades de Polícia Judiciária pela Polícia Militar;
18. Permissão para
que os Delegados possam utilizar as viaturas para realização do trajeto entre
sua casa e a Delegacia e vice-versa.
19. Fim da remoção
discricionária dos Delegados de Polícia, devendo estes, como Delegados
Naturais, figura jurídica trazida pela Lei 12.830/2013, permanecerem na
presidência dos Inquéritos que instaurou;
20. Independência
funcional para os Delegados nas suas atividades fim, sobretudo no ato de
indiciamento.
Respeitosamente
Flaubert Queiroz
Presidente
Exmo. Sr.
Governador do Estado de Pernambuco
Nesta.
Andréa Almeida | Imprensa
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com