Entra em vigor hoje (23) a taxa de reajuste de 5% das contas de água da Compesa. A maioria dos consumidores pernambucanos, no entanto, deve começar a sentir os efeitos do aumento somente a partir de fevereiro de 2011, já que, no próximo mês, o cálculo ainda será feito proporcionalmente e as contas têm datas de fechamento diferentes. Mas a dica é já entrar em 2011 economizando.
A partir deste ano, entra em vigor a aplicação do reajuste tarifário anual na conta de água, através de um indicador financeiro adotado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), composto, em 2010, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo para medir a inflação oficial, e pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M).
Até 2009, vigorava o modelo de revisão tarifária, quando a Compesa solicitava o percentual de reajuste a partir de estudos de aumento de seus custos operacionais e de investimentos. Agora essa prática só ocorrerá de quatro em quatro anos, quando os clientes devem enfrentar reajuste oriundo de dois índices de origem distinta.
Algumas medidas, no entanto, podem evitar surpresas desagradáveis na hora de quitar a fatura. A Compesa recomenda que os consumidores concertem os vazamentos, para não deixarem válvulas e torneiras desperdiçando água. Se os reparos estiverem velhos, é bom verificar as condições e, se for o caso, substitui-los.
Os banheiros são responsáveis, em média, por 70% do consumo de água nas residências. Então, na hora da descarga, pressionar a válvula somente pelo tempo necessário (três segundo são suficientes) ajuda na economia. Quando não regulada, a válvula pode chegar a dobrar o consumo.
Evitar jogar papel higiênico e ponta de cigarro no vaso também pode ajudar a reduzir a conta no fim do mês. Além de economizar água e dinheiro, a atitude também evite entupimentos.
Na hora de lavar as roupas, procure acumular o máximo de peças possíveis para usar a máquina com a carga completa. A área de serviço costuma ser responsável por 10% do consumo dentro de casa.
A Compesa recomenda ainda aguar as plantas ao amanhecer ou à noite, assim a água pode ser melhor aproveitada já que altas temperaturas levam a uma maior evaporação.
Com informações do Blog Aquí Notícia
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com