Foi com uma caminhada pelas principais ruas de Pesqueira, no Agreste do
Estado, que a Cáritas Diocesana promoveu a 19º edição do
“Grito dos Excluídos”. Durante percurso, estações nas vias públicas
traziam reflexões político-sociais de temas pertinentes à sociedade brasileira.
O momento reuniu cerca de 300 pessoas, além da população, contou também com as
presenças de representantes de pastorais da Igreja Católica, lideranças
políticas, jovens, agricultores e agricultoras do município. O evento aconteceu
na noite da última quinta-feira (05).
Em três estações nas principais ruas da cidade, os participantes
refletiram por meio de leituras, depoimentos e apresentações culturais temas
como saúde pública, sistema penitenciário, protagonismo da juventude na sociedade
atual e política brasileira. “O ‘Grito dos Excluídos’ é espaço em que a
população, os movimentos sociais e a Igreja chamam à atenção e para o
compromisso com as causas dos excluídos e das desigualdades socais no Brasil”,
esclarece a coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira e Coordenadora
da ASA pelo Estado de Pernambuco, Neilda Pereira.
Em mensagem durante a caminhada, o bispo da Diocese de Pesqueira, Dom
José Luís Ferreira Salles, cobrou mais ações políticas frente a exclusão
social. “Queremos mais políticas públicas que garantam condições de vida
saudável e digna para nossos jovens, homens, mulheres e crianças. Esta é uma
caminhada de solidariedade, de junção de pensamentos por um país mais justo e
igualitário”, enfatizou.
A programação terminou em frente a Câmara de Vereadores do município. Na
ocasião, a agricultora Maria de Fátima entregou ao presidente do Legislativo,
Tito França, uma pauta de reivindicações dos movimentos sociais e da famílias
agricultoras de Pesqueira.
GRITO DOS EXCLUÍDOS - É um conjunto de manifestações populares
que ocorrem no Brasil ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da
Independência do Brasil, em 07 de setembro. Estas manifestações têm como
objetivo dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos
sociais de exclusão e sinalizar e propor caminhos alternativos para uma
sociedade mais inclusiva. Promovido pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos
do Brasil – CNBB; sua primeira edição foi em
1995.
Daniel
Ferreira
Jornalista
4140 DRT/PE
0 Comentários
Termos e condições para publicação de comentários de internautas
Não serão publicados comentários que:
1. Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira
2. Violem direitos de terceiros
3. Tenham conotação de propaganda
4. Demonstrem racismo ou promovam qualquer tipo de preconceito
5. Estimulem a violência
6. Violem a legislação pátria
7. Sejam falsos ou infundados
8. Que não sejam pertinentes ao assunto da matéria
DEIXE SEUS COMENTÁRIOS,PARTICIPE DE NOSSO BLOG,SEU PONTO DE VISTA É MUITO IMPORTANTE PARA PODERMOS EXERCER A CIDADANIA VERDADEIRA,SEM OMISSÃO,IDENTIFIQUE-SE,GRATO.
O SECRETÁRIO
E-mails para redação:
secretariodopovo@gmail.com